Simulado de emergência bloqueia trânsito no Trapiche na sexta

Alagoas24horas/ArquivoBraskem promove simulação de acidente com carro transportando soda

Braskem promove simulação no Trapiche

Na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h, a coordenação do grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) da Braskem, mobiliza as comunidades do Alto da Saudade e da Praça Pingo D’água, localizadas no Trapiche da Barra, para mais uma simulação para preparação destes públicos para atuarem em caso de emergências. Na ocasião, o trânsito da região do bairro Trapiche da Barra e adjacências será bloqueado por cerca de 40 minutos.

O exercício tem o objetivo de testar os planos de atendimento às emergências das instituições envolvidas no APELL, entre elas: Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Defesa Civil municipal e estadual, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Guarda Municipal.

Além disso, visa ampliar a conscientização da comunidade sobre as questões de segurança e orientá-las sobre as medidas de proteção que devem ser tomadas em caso de emergências. Desta forma, o objetivo é que a participação da comunidade do Trapiche da Barra seja ativa e relevante no simulado.

Como vai funcionar

Buscando  testar as respostas das instituições  e aproximar as situações emergenciais de uma ocorrência real, haverá uma simulação de vazamento de gás da Unidade da Braskem, com ventos soprando em direção ao bairro do Trapiche da Barra, mais precisamente em direção ao Papódromo. Diante disso, haverá a necessidade de evasão dos moradores que residem próximo as comunidades Pingo D’água e Alto da Saudade.

Identificado o suposto vazamento, a Braskem acionará o APELL via contato com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social – CIODS. Na sequência, o fluxo de resgate e atendimento às vitimas segue o padrão estabelecido no Plano Global de Atendimento a Situações de Emergências (PGASE). No total, 10 vítimas simuladas, distribuídas em diversas ruas do bairro, serão resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e atendidas pelo Samu.

De acordo com Augusto Dantas, engenheiro químico e consultor do Programa, a ação é realizada anualmente como uma medida necessária para preparar a comunidade e é pautada sempre por temas que envolvem saúde, segurança e meio ambiente.

“Nossa intenção é testar nossa comunicação e nossos planos de acionamento e de atendimento às emergências internas, além de se colocar cada vez mais perto das instituições participantes do programa, esclarecendo dúvidas quanto aos nossos produtos e agindo em parceria com estes órgãos e comunidades”, afirma Régia Melo, da área de Relações Institucionais da Braskem, e responsável pela implementação do APELL em Alagoas.

Após a simulação, ações sociais e recreativas vão ser realizadas para a comunidade do Complexo Lourenço Vasconcelos – área multiuso construída pela Braskem para a oferta de serviços de saúde, lazer e esporte da Prefeitura de Maceió.

 

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos