Maceió 200 Anos: Coretfal celebra a música e o tempo

Nos 200 Anos de Maceió, o Coretfal completa 40 anos de atuação ininterruptos e, para celebrar, encena o espetáculo Cantotempo, uma montagem que remete à gratidão, ao companheirismo e ao tempo vivenciados por meio da música e performances que marcam a atuação do grupo pelos quatro cantos da cidade. As apresentações acontecem nos dias 21 e 22 de novembro, às 20h e às 19h, respectivamente, no Teatro Deodoro, no Centro.

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, comemorar quatro décadas do Coretfal no mesmo momento em que Maceió celebra dois séculos de história é uma feliz coincidência.“Com sua música, com um trabalho bem cuidado, que respeita o público, orgulha todos nós e num tempo que cabe no tempo da cidade, esse grupo vem marcando o cotidiano dos que vivem aqui. Cantotempo, assim como o próprio Coretfal, faz parte da biografia da cidade, é um presente para Maceió e um divisor de águas nos destinos dos dois aniversariantes. É prenúncio de vida longa e feliz para os dois”, disse.

Espetáculo Cantotempo celebra 40 anos do Coretfal. Foto: Estúdio Atroá

Espetáculo Cantotempo celebra 40 anos do Coretfal. Foto: Estúdio Atroá

Nosso tempo

Em cena, os 40 cantores do Coretfal expressam o profundo sentimento de gratidão e comunhão com o sagrado, com as pessoas, com a música que permeia a alma da trupe feito DNA, feito condição para existir e ser feliz. Querem falar de seus sentimentos em relação ao grupo e do tempo que passou construindo histórias e imprimindo marcas nos personagens.

O espetáculo reúne no repertório grandes nomes da MPB – Milton Nascimento e Fernando Brant (Louva-a-Deus), Gilberto Gil (Domingo no Parque), Caetano Veloso (Alguém cantando), Chico Buarque (Cio da terra), entre outros – e da música mundial como Naomi Shemer (Yerushalayim Shel Zahav) e Leonard Cohen (Hallelujah), na perspectiva de viajar no tempo.

Cantotempo tem direção musical e regência de Fátima Menezes, e direção geral e roteiro de René Guerra. A preparação vocal e os arranjos instrumentais estão sob a responsabilidade de Felipe Oliveira e Bruno David, respectivamente. Isabelle Rocha cuida da preparação corporal e coreografia, e Flávio Rabelo do projeto de iluminação. Mari Jatobá assina o figurino e Alex Cerqueira a maquiagem. Gal Monteiro responde pela assessoria de comunicação, enquanto os créditos de design gráfico e produção audiovisual vão para o Estúdio Atroá.

Grupo promete emocionar o público com suas experiências. Foto: Estúdio Atroá

Grupo promete emocionar o público com suas experiências. Foto: Estúdio Atroá

O Cantotempo fala sobre o poder da música em relação ao destino das pessoas, sobre o tempo de cantar, sobre a capacidade que o cantar em coro tem de transformar vidas, sobre o sonho de ser artista.  A soprano Mari Jatobá, integrante mais antiga do grupo, com 36 anos de canto coral, afirma: “Estar no palco celebrando o aniversário de 40 anos do Coretfal é como assistir a um filme da minha vida, onde a música é o artista principal”.

Para a maestrina Fátima Menezes, “40 anos cantando é uma experiência muito singular e emocionante. É como ser testemunha do tempo. Cantotempo fala dessa emoção. Fala sobre a função da arte, não apenas artisticamente, mas como gatilho de transformação social e humana. Não de uma pessoa, mas de todo um grupo, de toda a cidade de Maceió que viu o grupo nascer e crescer e agora nos acolhe em seus 200 anos”.

Maestrina Fátima Menezes é filha da fundadora do coral. Foto: Estúdio Atroá

Maestrina Fátima Menezes é filha da fundadora do coral. Foto: Estúdio Atroá

Reapresentando o Coretfal

O Coretfal foi criado em 1975, pelas mãos da maestrina Maria Augusta Monteiro, com o objetivo inicial de difundir a cultura musical entre as antigas Escolas Técnicas Federais. É formado por cantores entre 15 e 60 anos, oriundos de diferentes realidades sociais.

A partir da década de 80, já sob a regência da maestrina Fátima Menezes, o coral desenvolve um trabalho pioneiro, difundindo e valorizando a Música Popular Brasileira e o folclore nordestino em toda sua riqueza rítmica e melódica, nos espetáculos temáticos Canto por Todos os Cantos, Ecos: Brasil 500 Anos, Cantando o Natal, Retrato Cantado do São Francisco e Baião de Dois – que misturam música, teatro, dança e efeitos tecnológicos.

Tem dois CDs gravados (Cantos por todos os cantos e Cantando o Natal) e vem participando de encontros e festivais de coros em vários estados do Brasil e países da América Latina e Europa, onde conquistou diversos prêmios nas categorias Música Popular e Música Folclórica.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos