Governo anuncia entrega de mais 71 dessalinizadores neste primeiro semestre

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, diz que a política hídrica em Alagoas seguirá avançando em 2016

Márcio FerreiraEstado se destaca por priorizar política hídrica em sua pauta de desenvolvimento social e econômico.

Estado se destaca por priorizar política hídrica em sua pauta de desenvolvimento social e econômico.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem atuando com veemência para dar celeridade aos processos e ampliar o acesso à água em benefício das famílias que residem no Semiárido alagoano.

Mais uma prova deste empenho ocorreu na manhã desta terça-feira (19), na comunidade Camoxinga de Baixo, em Santana do Ipanema, quando o Governo de Alagoas autorizou a instalação de 30 sistemas de dessalinização.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, com a execução de mais um programa voltado aos recursos hídricos, o Estado se notabiliza por priorizar a política hídrica em sua pauta de desenvolvimento social e econômico.

“Nesta primeira fase estamos implantando 30 sistemas de dessalinização. Ainda no primeiro semestre deste ano, disponibilizaremos mais 71 dessalinizadores, em convênio firmado com o Programa Água Doce, por meio do Ministério do Meio Ambiente. Desde que assumimos o compromisso junto ao governador Renan Filho, modificamos a concepção de combate à seca. Atualmente, o Governo do Estado dá condições para as famílias conseguirem ter água própria ao consumo humano de modo efetivo e organizado”, assegurou o secretário Alexandre Ayres.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, o secretário Alexandre Ayres deixou às claras a intenção do Estado em continuar oferecendo aos sertanejos melhores condições de convivência com a seca. Ayres reforça que a ampliação da infraestrutura hídrica traz resultados a curto e médio prazo.

“Leve-se em consideração outros programas que já estão em pleno funcionamento em Alagoas, a exemplo do Água Para Todos, com a implantação dos sistemas coletivos de abastecimento de água; o Recuperação de Nascentes, que ampliou o seu raio de alcance; e o Perfuração de Poços, que irá alcançar 400 perfurações junto aos municípios do Agreste e Sertão. Agora, 30 sistemas de dessalinização estão autorizados e serão implantados”, destaca o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Além dos 101 sistemas assegurados pelo Ministério do Meio Ambiente, graças ao trabalho célere da Semarh, a perspectiva é que este ano a população residente no Semiárido tenha acesso a mais 160 dessalinizadores por meio do programa Água Para Todos, em execução desde o ano passado. Com isso, serão 261 sistemas de dessalinização em operação no Estado.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos