Mortes no Village: Conseg retira das ruas PMs envolvidos na abordagem

ASCOMCONSEG - Alagoas

CONSEG – Alagoas

Os militares lotados no 5º BPM que integravam a guarnição cuja abordagem resultou na morte de três pessoas, entre eles dois jovens com problemas mentais, foram afastados do policiamento ostensivo por determinação do Conselho Estadual de Segurança. A decisão foi proferida em reunião do Conseg na noite desta quarta, 30.

Os crimes ocorreram na última sexta-feira da Paixão, 25, quando morreram os jovens Josenildo Ferreira Aleixo, de 16 anos, e Josivaldo Ferreira Aleixo, de 18, que teriam resistido a uma abordagem policial. O pedreiro Reinaldo da Silva Ferreira, 46, teria sido atingido por uma bala perdida e também morreu no local.

Leia também
Mortes no Village: depoimentos voltam a colocar em xeque versão da PM
MPE convoca familiares e vizinhos para apurar morte de irmãos no Village

As mortes provocaram a reação imediata de moradores do Village Campestre e familiares das vítimas. Segundo parentes dos irmãos Josenildo e Josivaldo, ambos sofriam de problemas mentais, eram atendidos pela Pestalozzi e jamais se envolveram em ilícitos. Já o pedreiro voltava da casa de uma filha e foi buscar uma bicicleta para trabalhar no dia posterior ao feriado santo.

Enquanto os familiares atestam a idoneidade das vítimas, os militares afirmam que os jovens teriam reagido à abordagem, inclusive ferindo dois militares, e que o pedreiro teria sido atingido por uma bala perdida. A PM ainda relata que uma pistola e uma espingarda de fabricação caseira teriam sido apreendidas com os irmãos.

Após argumentação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Daniel Nunes, o Conselho decidiu pela relocação dos militares durante o processo de investigação, que se dá no âmbito da polícia judiciária. As identidades dos militares não foram divulgadas.

Nenhum procedimento disciplinar foi instaurado no âmbito da Polícia Militar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos