Seduc divulga participantes do revezamento da Tocha Olímpica em AL

Sete estudantes da rede estadual venceram concurso de redação e terão a oportunidade de representar seus municípios. Fotos: Valdir Rocha
Sete estudantes da rede estadual venceram concurso de redação e terão a oportunidade de representar seus municípios. Fotos: Valdir Rocha

As competições das Olimpíadas Rio 2016 começam apenas em agosto, mas pelo menos sete estudantes da rede pública estadual já esperam ansiosamente por um momento: a passagem da tocha olímpica em Alagoas. Ganhadores do concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), terão como prêmio a honra de conduzir o símbolo olímpico em suas respectivas cidades.

Daniela Esteffany da Silva e Willams Francisco Viegas, da Escola Estadual Dom Adelmo Machado, pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), em Maceió; Renata Alves dos Santos Silva, da Escola Tarcísio Soares Palmeira, pela 2ª Gere, em São Miguel dos Campos; Da 5ª Gere foram selecionados Bruna Kethlen Alves Olivense e Roberto Silva Oliveira Júnior, representando a Escola Adriano Jorge, em Arapiraca, e em São Sebastião, pela Escola José Felix, Maiane Alves Barbosa Bispo; Pela 7ª Gere, Chayanne Lima Bernardo da Silva e Márcio Lucas da Silva, da Escola Dr. Jorge de Lima, e Rânele Mara Marques Ferreira, da Escola Rocha Cavalcante, em União dos Palmares. Os estudantes que conduzirão a tocha em Murici serão anunciados em breve.

De acordo com a técnica pedagógica da Superintendência da Rede Estadual, Dileusa Costa, o Mec solicitou a indicação de mais um suplente por aluno selecionado nesta etapa. “Estamos aguardando o envio destes novos alunos pelas Geres, que deverão obedecer a sequência do resultado da primeira etapa”, destacou a pedagoga.

Dileusa Costa informou também que um dos critérios para a seleção das escolas foi o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Soltando a imaginação – Visando estimular e fortalecer os valores olímpicos nas escolas, o concurso teve como macrotema “O Brasil e os Jogos Olímpicos” e os estudantes usaram a criatividade para abordar temas voltados à cultura da paz, à luta contra a discriminação e o preconceito, além da superação de limites.

Representantes da capital alagoana, os alunos da Escola Dom Adelmo, que fica no bairro do Vergel, Daniela Estefany da Silva, do 9º ano, e Willams Viegas, do 8º ano, destacaram a paz, o combate ao preconceito e a superação dos limites.

“Falei sobre o caráter e o comportamento das pessoas. Muitas se preocupam apenas consigo e não com o próximo. E a gente constrói a paz juntos. Vai ser uma honra participar deste momento e representar minha escola”, afirmou a estudante, que elegeu o basquete seu esporte favorito.

Já Willams referenciou como o esporte pode ajudar pessoas a superam as barreiras, pessoais e sociais. “Fiquei pensando e escrevi um pouco sobre a história das olimpíadas e como mulheres e negros precisaram lutar por seus espaços na sociedade e também nos jogos. As olimpíadas ajudam jovens e oferecem grandes oportunidades a sair dos vícios. Vai ser muito bom e gratificante participar. Vai ficar na minha história”, destacou.

Preparação – Uma grande mobilização e preparação foram realizadas para o concurso na escola Dom Adelmo, que atende quase 300 alunos do Vergel e região, dos quais cerca de 100 participaram da iniciativa. Três professoras de Língua Portuguesa levaram textos e proporcionaram debate em sala de aula, depois apresentaram a estrutura e gramática para elaboração das redações.

Para a diretora da unidade, Joelma Barreto, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho feito. A escola Dom Adelmo obteve o Ideb de 4,5 em 2013, superando a própria meta que era de 3.9.

“Ficamos muito felizes com a indicação da nossa escola. É a valorização do trabalho feito por toda equipe. Temos profissionais comprometidos e excelentes alunos. Este momento também ficará marcado na nossa história”, enfatizou Joelma Barreto.

Tocha – Acesa na última quinta-feira (21), na Cidade de Olímpia, na Grécia, a tocha irá percorrer o mundo. Ela chegará ao Brasil no dia 03 de maio, em Brasília, de onde iniciará o percurso de 20 mil quilômetros por todas as regiões do país. Cerca de 12 mil pessoas, em mais de 300 cidades, se revezarão para levar a tocha até o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos