Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

A quem serve a Mesa Diretora?

As ações da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, em especial do presidente da Casa de Tavares Bastos, Fernando Toledo (PSDB), estão em “xeque”. Toledo procura se esquivar de assumir as responsabilidades do Poder Legislativo estadual sozinho. Até porque a pressão é grande. Haja vista que para conceder retorno aos deputados afastados – fato impedido pela Justiça estadual – se reuniu com os demais membros da direção do parlamento alagoano.

Porém, a quem serve a Mesa Diretora? A assessoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deixou claro que não orientou ao procurador da Assembleia Legislativa, Marcos Guerra, a entrar com pedido de aditamento para que a decisão de Mendes – com relação a liminar de Sapucaia – fosse extensiva a segunda decisão do juiz Gustavo Souza Lima, que manteve os parlamentares afastados.

Ou seja, há um “desencontro de informações”. O pior: isto sugere que o parlamento alagoano se articula abertamente para conceder retorno aos deputados afastados suspeitos de corrupção e – consequentemente – determinar o afastamento dos suplentes. Teoricamente, Fernando Toledo deveria primar pela imparcialidade que tanto prega nas entrevistas a imprensa. Seria uma forma – segundo alguns suplentes – de evitar os prejulgamentos.

Agora, Fernando Toledo – de acordo com o sindicalista Ernani Malta – autorizou o pagamento dos servidores do Poder Legislativo, mas isto não ocorreu. Na prática, a palavra do presidente não foi cumprida. Malta, em entrevista a este blogueiro, por telefone, evita afirmar que “alguma influência externa ao parlamento” passe por cima das decisões de Fernando Toledo e do restante da Mesa Diretora. Ele afirma que há um “desencontro de informações” que “deve ser esclarecido em breve”.

Em meio à crise vivenciada no Legislativo, os servidores – aqueles que trabalham – são os que mais sofrem com o salário em atraso. Há uma promessa de ser pago ainda esta semana. Será? A Mesa Diretora tem perdido a credibilidade dentro da própria Assembleia e teme-se que sucumba a pressões. Fernando Toledo – no entanto – tenta impor ao parlamento um sentimento de bonança, de calmaria e de tranqüilidade, como quem retoma um cotidiano de atividades distantes das consequências da Operação Taturana.

Enquanto isto, Antônio Albuquerque (sem partido) tenta retornar, não só ao parlamento, mas à presidência da Casa de Tavares Bastos. Há quem diga que a palavra do ex-presidente ainda tem “peso”, enfraquecido, mas peso. Há quem diga que faz “alguns” tremerem. Será?

As atitudes do procurador Marcos Guerra – conforme o deputado Rui Palmeira e os suplentes – confirmam que, por vezes, a Mesa Diretora atua como defensora dos afastados. E ai, a quem serve de fato a Mesa Diretora? Para Fernando Toledo, a Mesa segue o Regimento Interno e respeita aquilo que está na Constituição.

Esclarecimento

Um dos comentaristas deste blog tem feito denúncias sérias envolvendo um vereador. Tentei entrar em contato com ele pelo e-mail deixado, para trocar informações, já que envolve inclusive uma instituição. Os e-mails infelizmente retornam. Como a denúncia é grave e o simples comentário não traz provas substanciais, não posso levar ao ar uma informação destas. Queria – no entanto – que a pessoa me escrevesse citando maiores detalhes para que possa ser apurado: lvilar2@hotmail.com.

A decisão de não por comentários sem fundamentação de provas é pessoal. Não penso, entretanto, em processos que venha a sofrer, mas sim no dano que pode ser causado por uma informação que não seja bem apurada. Danos para todas as partes. Por esta razão, assumo o compromisso de correr atrás do que é posto em comentário, desde que sejam esclarecidos os fatos. Pode ter certeza que a pessoa que entrar em contato, será preservada enquanto fonte.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos