Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Especulações na política

Agência SenadoCollor garante entrevista nesta segunda para falar sobre candidaturaA

Collor garante entrevista nesta segunda para falar sobre candidaturaA

A semana que começa vem cheia de expectativas na área política de Alagoas, principalmente por se tratar de um ano eleitoral, onde a cada dia surgem diversas especulações. Logo nessa segunda-feira, 10, é grande a expectativa para um possível pronunciamento do senador Fernando Collor (PTB) quanto a sua candidatura ou não ao governo do Estado. Collor, que de início tinha garantido apoio a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) durante as conversas ocorridas em Brasília, ao que parece se arrependeu e resolveu ele mesmo ser candidato a cadeira hoje ocupada pelo tucano Teotonio Vilela Filho.

É esperada uma entrevista de Collor ao radialista França Moura, na rádio Jornal AM 710, quando então o ex-presidente falará sobre seus planos para a eleição deste ano; se é mesmo candidato a governador ou apenas sua intenção não passa de um ‘factóide’. Todos os dias surgem especulações sobre candidaturas ao governo, ao Senado, alguns tentam criar candidaturas para disputar uma vaga de senador, chegando ao ponto de apontarem até o nome do deputado federal Givaldo Carimbão, do PSB, como possível candidato. E assim ficará esse quadro até o final de junho e início de julho quando termina o prazo para a realização das convenções.

Tem ainda o fator Copa do Mundo, que no mês de junho consegue atrair até mesmo a atenção dos políticos. Por isso mesmo até lá muita conversa vai surgir e especulações não vão faltar. Mas voltando a falar da candidatura de Collor, parece que o ex-presidente está mesmo disposto a entrar na briga pela sucessão estadual. E ai se pergunta como irá se comportar na campanha, a quem irá mirar, se for levado em conta que com três candidaturas fortes – a dele, a de Lessa e a de Teotonio – a disputa pode ir a um segundo turno e nesse caso tanto Collor como Lessa podem ser apontados como oposição ao atual governo tucano. E Téo, em eventual segundo turno teria lugar garantido.

Cachimbo da paz no PSB

Parece que finalmente o cachimbo da paz foi fumado no PSB, entre os grupos liderados pela ex-prefeita de Maceió, Kátia Born e a vereadora Tereza Nelma. Depois de várias trocas de farpas entre os dois grupos – onde a parte liderada por Kátia chegou a tomar a direção do PSB em Maceió – parece que os partidiários se entenderam.

Ultimamente tem sido comum encontrar Kátia e Tereza Nelma em solenidades públicas como duas velhas amigas. Em tempo: o nome de Kátia – que administrou Maceió por dois mandatos entre 1997 e 2004 – ainda é bem visto para compor como candidata a vice na chapa de Teotonio Vilela.

Tanto Tereza Nelma quanto Kátia são pré-candidatas a deputado estadual pelo PSB, que tem ainda o deputado Alberto Sextafeira, atual líder do governo na Assembleia, como nome a compor na chapa proporcional, disputando à reeleição.

Arthur Lira rebate João Caldas

O deputado estadual Arthur Lira (PMN) – filho do deputado federal Benedito de Lira (PP) que se aliou ao governador Teotonio Vilela – rebate as afirmações do ex-deputado federal João Caldas, agora no PSDB, de que sua possível presença em uma chapa proporcional para disputar umas das nove vagas de deputado federal, traria prejuízos aos demais nomes.

Caldas fez críticas ao fato de Benedito de Lira ter condicionado seu apoio a Teotonio Vilela, se fosse criado um quadro favorável para garantir condições de fazer Arthur Lira deputado federal dentro da aliança, o que rechaça Arthur lembrando que o próprio Caldas já fez de um de seus irmãos, o Géo Caldas, candidato a deputado estadual em uma mesma eleição.

Arthur Lira citou ainda o fato da mãe de Caldas, dona Quitéria Caldas ter sido prefeita de Ibateguara e atual prefeita da cidade, Eudócia Caldas, ser esposa do ex-deputado que perdeu à reeleição em 2006.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos