Blog

Paulo Chancey Jr.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Futebol x Negócio.

O futebol é sem dúvida uma paixão nacional, ou melhor, mundial. Hoje em dia até se questiona se o Brasil é mesmo o país do futebol, já que em vários lugares do mundo, existem torcidas mas fanáticas que as nossas.

O futebol é um patrimônio e não tem como desmentir, mas existe também a eterna discussão; Futebol x Negócio.

Já critiquei por várias vezes a questão de empresários e “forasteiros” que se metem no futebol com apenas um interesse…sugar os clubes, muitos desses quase falidos, sem pensar no futuro da agremiação e na sua torcida.

Quando se fala de negócios no futebol, desde que seja sério, a coisa é bem mais ampla, até por que não se pensa em retorno,pelo menos imediato. Importante sim, é o desenvolvimento do clube como um todo e assim por conseqüência o retorno financeiro.

O futebol hoje está aberto as tendências, aos investimentos, passando por todos os setores, o patrimônio, os funcionários, os jogadores e seus salários astronômicos, injusto ou não, não sou eu quem julgarei, o conforto dos torcedores nos estádios, a exploração positiva do clube, como a venda de acessórios com a sua marca, entre outras coisas.

Empresas multinacionais de vários seguimentos, patrocinam clubes hoje em dia. Muitas dessas empresas fazem parcerias e até fusões, em que todos saem ganhando. Mas essas parcerias que eu falo são as verdadeiras, que trazem resultados, e não a Corinthians/MSI que trouxe vários craques, um título brasileiro, mas depois deixou um rombo sem tamanho no clube e culminou para o rebaixamento do time em 2007, entre outras coisas, e a parceria que todos sabem que o CRB fez com a empresa do ex jogador Ricardo Rocha, que o único perdedor foi o clube.

A europa é um exemplo claro disso, os produtos com a marca do clube e os estádios sempre lotados mostram isso.

Aqui no Brasil ainda enxergamos isso de longe. Com a copa de 2014 que será realizada no nosso país, esse futuro estará mais próximo sem dúvida. Mas é necessário muito mais que investimentos, é preciso também a conscientização dos cartolas. Sendo assim, sonhamos com esse futuro melhor, torcedores uniformizados,estádios lotados e assim construindo um futebol melhor, mais lucrativo e bonito de se ver. O melhor futebol do mundo e os negócios…combinação perfeita!

Paulo Chancey Junior

CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos