Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Governo x Oposição na ALE

Ascom/ALEEdival Gaia surpreendeu ao pedir adiamento da matéria

Edival Gaia surpreendeu ao pedir adiamento da matéria

Por estratégia e com medo de sofrer uma derrota, a bancada de apoio ao governo na Assembleia Legislativa, pediu a retirada da pauta na sessão desta terça-feira, 27, da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o prazo para realização de licitação por parte do Poder Executivo. A PEC é de autoria do líder do governo na Casa, deputado Alberto Sextafeira (PSB) e como precisa ser aprovada por 16 votos, na sessão desta terça, o deputado Edival Gaia Filho (PSDB) pediu o adiamento da votação.

O temor era de que o número de deputados governistas presentes ao plenário da Casa Tavares Bastos, não fosse suficiente para aprovar a matéria. Como precisa de 16 votos favoráveis e no momento da chamada a bancada contava com apenas 15 votos certos em favor da PEC – haviam 22 deputados em plenário contando com o presidente da Casa, Fernando Toledo -, foi usada essa estratégia que transferiu para quinta-feira ou quem sabe terça-feira da próxima semana a votação definitiva da proposta.

Desde que foi apresentada na Casa Tavares Bastos a PEC de Sextafeira tem enfrentado dificuldades para ser votada em plenário. Por se tratar de matéria constitucional exige o mínimo de 16 votos favoráveis. Se aprovada a PEC flexibiliza um pouco os limites impostos ao Poder Executivo em período anterior a realização de eleição, como no caso deste ano. O prazo atual é de 240 dias, mas os deputados governistas querem reduzir para os 180 dias anteriores a eleição. A medida adotada pelo deputado Edival Gaia de início surpreendeu, pelo fato dele ser do PSDB.

Mas o próprio deputado fez questão de explicar o motivo de ter solicitado o adiamento da matéria. "Se fosse colocada em votação hoje [terça] nós não teríamos número suficiente para aprovar a matéria, então achamos melhor adiar para uma outra sessão e assim conseguirmos colocar todos os deputados da bancada no plenário", disse o deputado. Agora é esperar o próximo capítulo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos