Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O chapão e as possibilidades…

O desenho do “chapão” para 2010, que tem o prefeito Cícero Almeida (PP) como porta-voz, mostra um senador Renan Calheiros astuto, sábio, negociador, paciente e fomentador de oportunidades, principalmente aquelas que o levariam de volta ao Senado Federal no próximo ano eleitoral.

Renan Calheiros – como um Garry Kasparov – vai movendo os peões contra a máquina das possibilidades eleitorais. Calheiros – maior expressão do PMDB em Alagoas e um dos mais importantes nomes do partido no cenário nacional – tem um interesse claro na articulação de uma chapa que apresenta a maior aliança de caciques políticos já feitas em Alagoas: ele mesmo!

Calheiros tira da disputa pelo Senado Federal o governador Ronaldo Lessa. Até encara uma dobradinha com Benedito de Lira (PP) e segue para ficar com uma das vagas do Senado Federal eliminando adversários sem ser nas urnas. De quebra, ainda lança Lessa ao Governo do Estado, ou então outro nome do chapão, que enfrentará a possível reeleição de Teotonio Vilela Filho (PSDB).

O que resultado que for declarado nos 5 de outubro do próximo ano para o Palácio República dos Palmares não incomodará Renan Calheiros, que – como todo peemedebista – domina a arte de se amalgamar na posição de situação. O senador alagoano, que hoje é um dos políticos mais influentes do país, continuará – se tudo for como manda o figurino da matemática eleitoreira – na eterna posição cômoda da cadeira do Senado Federal.

Calheiros ainda tem consciência do desgaste que sofreu nos últimos anos, em virtude dos acontecimentos em Brasília. Por isto mesmo, o “chapão” é uma união de lealdade, projetos, pensamentos em comuns, mas – como sempre – de poucas ideologias. Renan Calheiros também estuda ampliar suas bases na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos