Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Renan: de novo na lista dos 100 mais influentes

Agência SenadoRenan volta a figurar na lista dos '100 mais do Congresso'

Renan volta a figurar na lista dos ‘100 mais do Congresso’

Mais uma vez e por mais um ano, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, figura na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos mais influentes parlamentares do Congresso. A lista contendo os "100 cabeças" do Congresso foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Diap, e de Alagoas, apenas o senador Renan consta nela.

Esse é um fato que causa muita ‘inveja’ entre aqueles que não gostam do senador, principalmente alguns setores da impresa alagoana, que têm o nome de Renan como pauta diária. Na relação dos 100 cabeças, 31 são senadores e 69 deputados federais. O PMDB, partido liderado por Renan e dono das maiores bancadas no Senado e na Câmara Federal conta com 17 parlamentares na lista.

Além de Renan, destaca-se o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Como o Diap é uma instituição isenta, o fato do senador Renan constar mais uma vez na lista dos ‘100 cabeças do’ do Congresso vai deixar muita gente em Alagoas, morrendo de ciúmes e inveja.

Desespero nos adversários

E o mais interessante é que enquanto o senador Renan Calheiros vai abrindo espaços em Brasília e conquistando papel de destaque, os seus adversários aqui em Alagoas (e alguns jornalistas que prestam serviços a outros políticos e atuam de acordo com seus interesses pessoais) tentam criar nomes para enfrentá-lo na disputa por uma das vagas a que Alagoas terá direito na eleição de outubro.

Todo santo dia aparece um possível candidato ao Senado: Um dia é Givaldo Carimbão (PSB), outro é José Costa (PPS), depois Pinto de Luna (PT) e agora João Lyra (PTB) – sem falar na pré-candidatura de Benedito de Lira (PP) – todos já devidamente testados nas urnas para outros cargos e nos quais alguns não saíram tão vitoriosos assim, nem parece ser tão fortes como pensam ser os criadores de suas candidaturas.

Resta saber se todos têm potencial suficiente para conseguir nas urnas votos suficientes para uma eleição ao Senado. Um exemplo claro é do empresário João Lyra, que parece não ter muita sorte quando disputa uma eleição majoritária. Para quem não sabe João Lyra foi candidato ao Senado em 1986 e terminou derrotado, como também aconteceu em 2006 quando disputou o governo de Alagoas.

Quem sabe não esteja ai o nome capaz de derrotar Renan, pois segundo os especialistas (diga-se alguns jornalistas) a outra vaga já é da vereadora Heloísa Helena (PSol).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos