Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Teotonio derrota Lyra no TSE, em caso das urnas

O empresário João Lyra foi derrotado, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, na ação que acusava o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) de ter fraudado as urnas eletrônicas no Estado, na votação de 2006. O caso foi decidido na noite desta quinta-feira e o advogado de Vilela foi Adriano Soares.
Uma perícia de um técnico do ITA comprovou uma suposta fraude nas urnas. O relatório pode ser lido na internet e levantou uma discussão nacional sobre a segurança do equipamento eletrônico.
Desde então, Lyra pediu uma perícia nos equipamentos, na tentativa de anular a votação de 2006, comprovando a suposta fraude. "Fui derrotado pela máquina", diz Lyra, em discursos mais recentes.
Por outro lado, o governador argumentava que a perícia nas urnas seria desnecessária, porque o resultado final das eleições poderia ser comprovado pelo confronto dos boletins de urna com os cadernos de votação das mesas receptoras. Alegou, ainda, que a auditoria de verificação do funcionamento das urnas (votação paralela) feita no dia da votação transcorreu sem qualquer irregularidade.
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alagoano, o empresário teria de pagar R$ 2 milhões pela perícia de um instituto, mas ele não deu seguimento ao caso. Por isso, além da derrota no TSE por 7 a 0, Lyra foi acusado de má-fé pelo tribunal superior. A ação cabe recurso.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos