Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

TSE faz justiça no caso de Lessa

TSESessão do TSE que votou recurso de Lessa

Sessão do TSE que votou recurso de Lessa

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de acatar o recurso de defesa do ex-governador Ronaldo Lessa, candidato ao governo alagoano pelo PDT, corrige uma injustiça. Lessa foi condenado pelo TRE de Alagoas por abuso de poder político e econômico durante a eleição de 2004, recorreu e perdeu, mas a pena de três de inelegibilidade foi cumprida, o que garantiria o retorno de seus direitos políticos.

Mesmo assim, o TRE entendeu que o ex-governador se enquadrava na lei da Ficha Limpa e a pedido do MP eleitoral rejeito o registro da candidatura de Lessa. Ao entender por maioria de votos – cinco contra dois – que no caso de Lessa a pena foi cumprida e que a lei não poderia retroagir para prejudicar, o TSE deixa a eleição pelo governo de Alagoas em pé de igualdade e a decisão final a cabo do eleitor, que irá decidir nas urnas qual melhor nome a escolher.

Desfez assim também o mito de que dificilmente uma decisão tomada por uma instância inferior, pode ser refeita ou corrigida. E como já era esperado, além dos votos do relator, ministro Hamilton Carvalhido, e dos ministros Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro, Lessa recebeu ainda os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Carmem Lúcia, que já haviam manifestado entendimento de cada caso teria que ser julgado sob um ‘olhar diferente’.

A eleição ao governo continua indefinida entre Lessa, o atual governador Teotonio Vilela (PSDB) e o senador Fernando Collor (PTB). Os três estão agora em pé de igualdade na busca pelos votos dos alagoanos ainda indecisos e tira de Lessa a pecha de que é um candidato "ficha suja".

OAB de olho na eleição

O eleitor alagoano além de ir às urnas para escolher seus candidatos na eleição deste domingo, 3, poderá também contribuir com a OAB de Alagoas, no combate aos casos de corrupção eleitoral.

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da entidade estará de plantão durante todo o dia para receber denúncias de irregularidades, principalmente relacionadas à compra e venda de votos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 2121-3207 ou pelo e-mail eleitoral@oab-al.org.br, inclusive no sábado, véspera da eleição.

Nas últimas eleições realizadas em Alagoas, o trabalho envolvendo PF, Justiça eleitoral e OAB, além de outras entidades, resultou na cassação de políticos com mandatos envolvidos na compra de votos, como no caso de um deputado estadual e dois vereadores por Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos