Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Um bloco para 2010; quem comanda o frevo?

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), tem sido tratado – inclusive por ex-adversários – como um dos principais nomes no projeto que vem sendo traçado para o Governo do Estado de Alagoas, em 2010. A reunião ocorrida ontem – na cidade de Arapiraca – com a presença de Almeida e outros caciques alagoanos que compõem a base aliada do Governo Federal demonstra o cenário que vem sendo traçado para chegar ao Palácio República dos Palmares.

De acordo com o secretário de governo de Almeida, Pedro Alves, o projeto existe, mas ainda não há um nome de consenso quanto a quem o encabeçaria no ano que vem, quando ocorrem as eleições para governador. Alves acredita que os partidos da base aliada do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) devem formalizar um bloco único em Alagoas, lançando candidatos ao Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Dentro do PT ainda há uma resistência por parte de alguns “solitários”, mas o Partido dos Trabalhadores caminha para ser – mesmo sendo a sigla de Lula – um coadjuvante neste processo. Os principais nomes para disputar o Governo do Estado, nesta conjuntura vem do PDT (Ronaldo Lessa), do PTB (Fernando Collor) e do próprio Cícero Almeida, do PP. A reunião de ontem colocou também na mesma mesa o senador Renan Calheiros (PMDB) e o deputado federal Benedito de Lira (PP), ambos candidatos ao Senado.

As articulações são comandadas por Renan Calheiros, que já tem feito fortes críticas ao atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), acusando sua gestão de ser morosa. Vilela se elegeu em 2006 com o apoio do PMDB. Calheiros chegou a ser um dos nomes fortes no Palácio República dos Palmares e hoje ensaia tomar o caminho da oposição, juntamente com o prefeito de Arapiraca e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Luciano Barbosa (PMDB), que é mais um nome a ser pensando para 2010.

Sinais do “acordo” envolvendo os partidos da base do Governo Federal não faltam. O próprio Almeida confirma que vai entregar a pasta da Educação municipal para o Partido dos Trabalhadores. O prefeito aguarda apenas o nome indicado pela agremiação. Em entrevista a imprensa, Renan Calheiros nega que as aproximações sejam a pavimentação de uma estrada para 2010. No entanto, Benedito de Lira – o único a falar abertamente em eleições – tenta puxar o coro para Cícero Almeida sair candidato ao Governo do Estado, apoiado nestas alianças.

Cícero Almeida também negou que a vinda do PT sinalize para 2010. Segundo ele, ainda não está firmada sua possível candidatura ao Governo do Estado. O prefeito disse até acreditar em uma possível mudança de quadro favorecendo – inclusive – ao atual governador, supondo que Vilela parta para a reeleição. Teotonio Vilela Filho evita discutir as alianças para o processo eleitoral. Segundo ele, ainda é muito cedo e a hora agora é de “trabalhar por alagoas”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos