Secult promove encontro com Gestores Municipais de Cultura

Estiveram presentes gestores de 53 municípios alagoanos

Júlya RochaEncontro com gestores municipais de cultura

Encontro com gestores municipais de cultura

A secretária da Cultura, Mellina Freitas, esteve reunida nessa quinta-feira (26) com gestores municipais de Cultura de várias regiões do Estado. O II Encontro Alagoano de Gestores da Cultura, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi realizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e contou com a participação de 53 municípios.

“Sabemos da diversidade de manifestações culturais que existe no Estado de Alagoas e acredito que os municípios têm muito a colaborar com o trabalho da Secretaria da Cultura. Esse encontro visa exatamente fortalecer cada gestor e cada gestora e dar as mãos para que possamos trabalhar juntos”, disse a secretária.

A titular da pasta reafirmou o compromisso do Governo com o setor cultural. “Tenho muito orgulho em falar de todas as ações desenvolvidas desde 2015 e os números demonstram que a cultura não está sendo mais tratada como era antes”, falou.

Júlya RochaEncontro com gestores municipais de cultura

Encontro com gestores municipais de cultura

Durante o evento, foi apresentado a estrutura da secretaria, dando ênfase  a missão e os objetivos estratégicos que regem a política cultural do Estado, além de suas principais ações realizadas.

Os superintendentes de Identidade e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, de Fomento e Apoio à Produção Cultural, Paulo Poeta, e de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato, mostraram as atividades de cada setor, apontando como os gestores podem trabalhar junto à repartição pública.

“Queremos criar mais raízes no povo alagoano, hoje a tecnologia tem afastado os jovens da cultura”, disse Perolina Lyra, durante apresentação de projetos da Secult.

“Apesar do momento difícil que o país vive, o Estado vem cumprindo fielmente a missão de incentivar e colocar recursos na cultura. A cultura no Estado teve uma evolução incrível dos anos que se passaram para essa gestão. O governador Renan Filho encara a cultura de uma maneira diferente, onde ela é inserida no projeto econômico do Governo”, ressaltou Paulo Poeta.

O superintendente Edlúcio Donato confirmou a realização de diversas oficinas culturais no interior do Estado, ao longo do ano. “Queremos dinamizar e levar a cultura para o interior. Iremos levar oficinas de vários segmentos culturais, de forma que todas as regiões sejam contempladas”, destacou.

O encontro é uma ação do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos e visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.

Fonte: Ascom / Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos