Projeto Maracatu na Comunidade fortalece tradição popular em escola no Cidade Universitária

Serão 8 Oficinas Artísticas durante todo o ano letivo de 2018 dialogando com a comunidade escolar da região.

DivulgaçãoProjeto Maracatu na Comunidade

Projeto Maracatu na Comunidade

Acontece nesta sexta-feira, 13, na Escola Municipal Corintho da Paz, a partir das 8h da manhã, o lançamento do projeto “Maracatu na Comunidade” que visa fortalecer a tradição popular do Maracatu entre a comunidade escolar da região da Cidade Universitária. O projeto foi contemplado em edital público para a formação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, promovida pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com o Ministério da Cultura através do Plano Nacional Cultura Viva.

O objetivo do “Maracatu na Comunidade” é fortalecer e estruturar o Maracatu Raízes da Tradição, localizado no Conjunto Otacílio Holanda, para o fortalecimento e difusão da cultura popular junto à comunidade do bairro Cidade Universitária por meio da realização de oficinas de capacitação com a temática da cultura afro-brasileira, a serem realizadas na Escola Municipal Corintho da Paz no Eustáquio Gomes.

A Mãe de Santo e idealizadora do projeto, Veronildes Rodrigues, conhecida como Mãe Vera afirma que, “esse projeto vai ser bom pra toda comunidade e pra todo Maracatu, porque ele vai servir como uma referência para as pessoas compreenderem a importância da cultura do Maracatu.

A realização do projeto é da Associação de Moradores do Novo Jardim e Jardim Royal que vem promovendo nos últimos anos uma série de projetos e atividades voltadas para esportes, artesanato e geração de renda, e através do Ponto de Cultura tem incentivado as manifestações culturais de matriz africana.

DivulgaçãoProjeto Maracatu na Comunidade

Projeto Maracatu na Comunidade

A idealização e concepção do Maracatu na Comunidade é da Abassá de Angola Casa de Resistência Afro Brasileira, “esse projeto vai servir também para que os moradores tenham uma conscientização em torno das melhorias que mais precisam” conclui a Mãe Vera. Para isso, seu cronograma inclui o fomento à criação de núcleos locais para desenvolvimentos de projetos sustentáveis e assessorias técnicas para capacitação, planejamento e gestão do ponto de cultura.

Outro marco importante do projeto é a formação da cadeia produtiva dentro do Maracatu Raízes da Tradição.

Estão previstas durante um ano da execução do projeto oficinas de: Percussão Ritmo e Comunidade, Estética Afro, Teatro do Oprimido, Contação de Histórias, Capoeira e Gênero, Dança Afro, Figurino e Afro-Empreendedorismo. Todas serão gratuitas e abertas em um primeiro momento para os alunos da Escola Corintho da Paz e algumas vagas para a comunidade em geral.

Mais detalhes do Projeto na Fan Page:

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto Maracatu na Comunidade que compõe a Rede de Pontos de Cultura de Maceió
Local: Escola Corintho da Paz – Eustaquio Gomes
Data: 13 de Abril (Sexta-feira)
Horas: 08:00/14:00 e 19:00 horas
Informações: (82)  99632 6584/ 98849 2085 / https://www.facebook.com/Maracatu-na-Comunidade-166234190748167/

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos