Cultura


Conheça os homenageados da primeira Fligraça

Djavan será homenageado na Fligraça.

Djavan será homenageado na Fligraça

A primeira Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça) tem início nesta quarta-feira (25) e é realizada pela Associação Cultural Alagoa do Sul, em parceria com a Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Os homenageados do evento serão o cantor e compositor Djavan e Félix Lima Júnior, importante escritor alagoano do século passado.

 Nascido em Maceió, mais precisamente na Rua do Comércio, em 1901, Félix Lima Júnior viveu e produziu por grande parte do século passado, até o seu falecimento, em 1986. Como cronista, publicou em muitos jornais, para além de Maceió, em  importantes centros do país, como Recife e Rio de Janeiro.

Escreveu, principalmente entre as décadas de 50 e 70, importantes livros que ajudaram a registrar parte considerável das tradições e dos costumes dos alagoanos àqueles dias. Entre eles, destacam-se “História dos teatros de Maceió”, “Cemitérios de Maceió”, “Bairros de Maceió” e “Maceió de Outrora”, sendo este último, talvez, o mais importante de sua obra.

Já Djavan, um dos mais festejados filhos de Maceió, costuma ser homenageado com frequência no meio da música. Desde que desembarcou no Rio de Janeiro com mais de 60 composições, das quais 12 fizeram parte do seu disco de estréia, em 1976, ele se destaca como um dos maiores poetas da música popular brasileira.

A cerimônia de abertura acontecerá nesta quarta-feira (25)  e tem início às 19h. A partir das 21h, entra no palco Fernanda Guimarães, seguida por Jaques Setton.

Fonte: Ascom / Fmac

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>