Governador visita obras do Complexo Teatro Deodoro

Agência AlagoasGovernador visita obras do Complexo Teatro Deodoro

Governador visita obras do Complexo Teatro Deodoro

O Governador Teotônio Vilela Filho visitou na manhã desta quinta (07), as obras de construção do Complexo Cultural Teatro Deodoro, que fica anexo ao teatro, e foi recebido pelo Diretor-Presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), Juarez Gomes de Barros, responsável pela administração dos Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, e brevemente também por mais esse espaço.

Além do Governador, estiveram presentes o Deputado Federal Givaldo Carimbão, o Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, e seu Secretário-Adjunto, Álvaro Vasconcelos, além do Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, e todos percorreram os quatro pisos do prédio que está terminando sua fase estrutural e iniciando a fase de acabamento. Com a sua construção, Maceió ganhará um moderno equipamento cultural que visa formar e capacitar artistas e técnicos.

"Será um espaço que complementará as ações do Teatro Deodoro, que é dedicado à exibição dos espetáculos, e com o ‘Complexo’ poderemos formar novos talentos, na música, no teatro e na dança, além de termos espaço voltados às artes visuais e até mesmo para melhor acomodarmos nossos técnicos e nosso setor administrativo", explicou Gomes de Barros.

Construído no terreno vizinho ao Teatro Deodoro, onde antes funcionava um estacionamento, na Travessa Dias Cabral, que foi cedida por meio de termo de cessão de área, pela Prefeitura de Maceió, em favor do Estado, em agosto de 2010, justamente para a construção do prédio.

As autoridades e jornalistas puderam conhecer todas as dependências do prédio, deixando o governador bastante entusiasmado: "Esse é um presente à cultura de Alagoas, um espaço onde florescerão novos talentos, oportunizando à população o acesso à criação de grupos de teatro, dança, e de música, numa estrutura moderna, em pleno centro de Maceió", concluiu.

A professora de dança e coreógrafa Eliana Cavalcanti era uma das mais felizes com o que viu. "Eu venho tendo o prazer de acompanhar essa obra desde seu início, e fazendo parte de um dos segmentos comtemplados por esse equipmento cultural, com a dança, me sinto realizando um sonho. Estou muito feliz com a administração do Teatro Deodoro por conseguir nos proporicionar tudo isso", explicou Eliana.

O complexo abrigará espaços para acomodar os Corpos permanentes da Orquestra de Câmara (41 músicos), de Baile (12 bailarinos) e da Cia. de Teatro (6 atores); Cursos/Oficinas de Artes, dentre outras ações de expressão artística e de qualificação profissional para a área de cultura; a Galeria de Arte Miguel Torres e acervos, além das instalações do quadro funcional técnico e administrativo da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas /Diteal, com o firme propósito de impulsionar a cultura das artes e ampliar a democratização do consumo e da produção artístico-cultural para a comunidade alagoana, principalmente a de maior vulnerabilidade socioeconômica.
"Esse prédio será um complemento efetivo ao Teatro Deodoro, como casa de espetáculo mais antiga em Maceió, um bem tombado que terá agora um ambiente escola para formação na área da dança, música… como fazemos no Centro de Belas Artes de Alagoas, mas com essa somatória deste novo equipamento cultural e o mais importante, é o processo de ensino e aprendizagem, que agora com a iniciativa do Diretor-Presidente da DITEAL, Juarez Gomes de Barros, com o apoio do Governador Teotônio Vilela Filho, tenho certeza que se somará aos maiores equipamentos culturais do país", explicou Osvaldo Viégas, Secretário de Estado da Cultura.

A criação desses espaços impulsionará o cenário artístico local, colaborando com toda a cadeia produtiva do mercado cultural em Alagoas, tendo como grande apelo o fato de incentivar o estudo, a pesquisa e a formação continuada de jovens talentos, além de possibilitar a cultura das artes, ampliando o acesso e o consumo às criações culturais pela população alagoana, especificamente a de menor poder aquisitivo.

O projeto também prevê a realização de cursos/oficinas de Cenotécnica, Cenografia, Iluminação, Sonorização, Figurinos e Adereços, dentre outros, visando a solidificação do mercado cultural local, a partir da qualificação de profissionais para integrar a cadeia produtiva local. Hoje o Teatro Deodoro já precisa de profissionais para trabalhar na área técnica, já que vários técnicos estão para se aposentar e há dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para substituí-los.

O Complexo Cultural Teatro Deodoro também viabiliza a instalação da Galeria de Artes Miguel Torres, ampliando o espaço para as exposições artísticas, nas suas mais diversas linguagens, bem como acervos de artes plásticas e partituras, dentre outros, conforme a trajetória produtiva dos corpos permanentes.

A obra apresenta um prazo de execução de 365 dias contados a partir da ordem parcial de serviços, que foi exarada pelo Diretor Presidente desta DITEAL em 29 de agosto de 2011. No decorrer da execução, especificamente no fim do ano passado, verificou-se a necessidade de realizar ajustes na planilha de execução, visando proporcionar uma maior segurança à construção. Para realizar tais modificações, foi necessário a confecção de um termo aditivo ao contrato, que foi devidamente analisado pelos setores competentes do Estado (PEG-AL e SERVEAL), tendo sido aprovado em 09 de fevereiro deste ano. Neste período de análise do Termo aditivo a obra ficou paralisada, por iniciativa da Diretoria de Teatros do estado de Alagoas, para que não fosse desperdiçado o tempo estabelecido em contrato, tendo sido retomada em fevereiro de 2012 e estão em plena execução.

A obra possui recursos do governo federal e estadual, sendo licitada no montante global de R$ 5.874.408,13.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos