Fórum de combate á corrupção é lançado

Sionelly Leite/Alagoas24HorasRepresentantes de entidades participaram do lançamento Fórum de Combate à Corrupção

Representantes de entidades participaram do lançamento Fórum de Combate à Corrupção

O Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta terça-feira, 9, foi marcado pelo lançamento oficial do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas. O Fórum, criado no dia 28 de novembro pela Controladoria Regional da União, é uma reunião de 20 órgãos estatais e entidades da sociedade civil organizada para combater a corrupção, sobretudo, a partir da conscientização da sociedade.

Durante o lançamento do Fórum, representantes de diversas entidades falaram sobre a importância de engajar a sociedade no combate às irregularidades nos órgãos públicos através da denúncia e da fiscalização constante.

O evento foi aberto com palestra do chefe da Controladoria Regional da União em Alagoas, Arnaldo Gomes Flores, sobre as ações de prevenção utilizadas pelo órgão no combate à corrupção e para possibilitar a transparência na gestão pública e controle social.

O procurador-chefe da República em Alagoas, Paulo Roberto Olegário de Sousa, apresentou logo em seguida uma palestra sobre a ligação existente entre as organizações criminosas e a estrutura do Estado. "Em Alagoas, crime organizado significa corrupção e ela traz um custo social imenso para o Estado", observou, citando os índices negativos na área de educação, desvios de recursos destinados à merenda escolar, falta de médicos e serviço de saúde de má qualidade como conseqüências da corrupção. "É balela dizer que não existem recursos. Na maioria das vezes, o dinheiro chega para o gestor, mas não para os beneficiários", complementou.

O superintendente da Polícia Federal em Alagoas, José Pinto de Luna, também proferiu uma palestra na qual apresentou as principais operações desencadeadas pela Polícia Federal no combate à corrupção, entre elas a Guabiru, Carranca, Navalha e Taturana.

Fonte: Com assessoria/MPF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos