Homem é preso por manter aves silvestres em cativeiro

Agentes policiais da Delegacia de Plantão II prenderam, na tarde de ontem, o desempregado Cristóvão Gonzaba da Silva, de 28 anos, sob a acusação de manter em cativeiro várias aves silvestres – número não computado pela PM.

A detenção de Cristóvão Gonzaga aconteceu em sua residência, situada no Conjunto Rosane Collor, no Clima Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 16h50 e, segundo os policias do 4° Batalhão, os agentes plantonistas tomaram conhecimento do fato por meio de uma denúncia anônima.

Segundo o sargento PM Lindomar, que comandou as diligências, o acusado mantinha em cativeiro centenas de aves silvestres e, segundo teria confessado, pretendia vender as aves. Ainda segundo ele, as aves, na hora da flagrante, se encontravam em um dos cômodos de sua residência.

Conduzido a Delegacia de Plantão (Deplan II), no Tabuleiro do Martins, Gonzaga foi ouvido pelo delegado Cícero Rocha, onde permanece detido. Amanhã, Gonzaga deve ser encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais. “O comércio das aves, ainda que proibido, é corriqueiro nas regiões periféricas de Maceió, por esta razão, coibi-lo é muito difícil. Entretanto contamos com o apoio da população para que possa denunciar casos como este”, apelou o delegado plantonista da Deplan II.

Crimes
A Lei de Crimes Ambientais, sancionada em 12 de fevereiro de 1998, pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, prevê penas rigorosas para os que são flagrados comercializando aves silvestres. Entretanto, estarão livres de punição, àqueles que estiverem normatizados pela Portaria nº 118-N de 15 de outubro de 1997, sendo a comercialização regida pela Portaria nº 117, expedida na mesma data.

Ao ser constatado o crime dessa natureza, qualquer pessoa pode denunciar o fato ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através da Linha Verde, cujo telefone é gratuito, ou através de e-mail. Em caso de urgência, pode também ser acionado a delegacia de plantão mais próxima, como fez o denunciante de Cristóvão Gonzaba da Silva.

< h2 > Serviço < h2 >
linha Verde – 0800 618080
E-mail: linhaverde@ibama.gov.br

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos