Seminário discute motivação do funcionário público

A palestrante Dalila Brito foi o destaque da Semana do Servidor Público – aberta hoje no Palácio Floriano Peixoto. Ela é presidente da Fundação João Goulart do Rio de Janeiro e veio a Maceió, especialmente, para um debate com os servidores estaduais sobre o que é ser um funcionário público, abordando as principais dificuldades da profissão e do sistema ao qual estão inseridos.

Um dos pontos fortes da palestra foi o quesito motivação profissional. Para Dalila Brito, um funcionário público deve ser motivado e motivar-se para não cair em armadilhas presentes em qualquer empresa, como alvo das fofocas e intrigas. Ela destacou que a motivação está além da questão salarial. “Tem haver com as relações éticas e de transparência no serviço público”.

Dalila Brito abordou vários temas em sua palestra. “O servidor deve primar pela qualidade, pelo que ele é e isto tem haver com diversos fatores que contribuem para a melhoria do trabalho”.

Para Brito – por exemplo – um dos entraves do serviço público é a relação clientelista, que muitas vezes, ofusca o exercício da cidadania. Ela diferencia o público do privado e vê nisto a possibilidade da construção de um melhor funcionário.

O evento contou ainda com o sorteio de brindes, palestras interativas e a apresentação do coral da Secretaria Executiva da Fazenda.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos