Procon alerta para mudanças no atendimento com retirada de caixas eletrônicos

Serviços bancários operam agora com caixas 24 Horas. Órgão orienta para possível aumento no número de filas.

Imagem meramente ilustrativaBancos Estão retirando caixas únicos e transferindo o serviço para os 24 Horas (Foto: Ilustração)

Bancos Estão retirando caixas únicos e transferindo o serviço para os 24 Horas (Foto: Ilustração)

Com a retirada dos caixas eletrônicos de bancos públicos e privados de estabelecimentos comerciais, a exemplo de supermercados, o Procon-AL orienta para uma possível concentração de clientes nas agências bancárias. Esse aumento não pode, segundo o órgão, ultrapassar os 20 minutos de espera em fila previstos na lei.

Ainda de acordo com o Procon, o consumidor que se sentir lesado pode buscar seu direito do consumidor e registrar a reclamação. Outro ponto a ser observado são os serviços de pagamentos e saques que não podem estar limitados durante as operações eletrônicas.

A mudança está sendo realizada gradativamente desde a última segunda-feira (27). A retirada deixou o atendimento de saques, saldos e transferências exclusivos para os caixas eletrônicos que operam sobre a bandeira 24 Horas. A justificativa dos bancos para a ação é a diminuição de custos e manutenção dos caixas. O acordo foi assinado em 2014 pelas instituições: Citibank, Santander Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, HSBC Brasil e Caixa Econômica Federal.

De acordo com as assessorias do banco, a rede 24 Horas não poderá mais cobrar pelos serviços. A expectativa é que até 2020 todos os caixas eletrônicos deixem de existir e passem a operar somente dentro das agências.

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