Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Centenário do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) Exercito Brasileiro “Braço Forte, Mão Amiga”

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) está em festa nesta terça-feira (7), dia em que são comemorados os 100 anos do Exército Brasileiro no estado de Alagoas.

20171107122547000000dd81b

A solenidade contou com cerca de 500 militares das mais diversas patentes hierárquicas, além de familiares e estudantes.

Desfiles, hasteamento da bandeira nacional e várias homenagens marcaram a celebração do centenário do batalhão.

Artur

O General Artur Moura, que prestou serviços no 59 º BIMTZ como Tenente e hoje é o atual Comandante Militar do Nordeste esteve presente na solenidade, e em seu discurso falou, “este é um momento de se olhar o passado da unidade e verificar o que foi realizado em prol do Exército, do Estado e da Nação”.

O General Artur Moura pontuou ainda que, todos os integrantes do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca devem ser lembrados, pois “dedicaram o máximo de esforços para cumprir sua missão com excelência”.

“Este Batalhão é unidade referência pelo esforço, a exemplo da Operação Carro Pipa, que é nossa Mão Amiga.

O Batalhão também participou das operações de garantia da lei e da ordem. E sobre sua história, posso citar Hermes da Fonseca (que dá nome ao Batalhão), filho de Rosa da Fonseca, ilustre alagoana que teve dez filhos, sete ingressaram no Exército e seis deles foram para a Guerra do Paraguai, onde três morreram em combate. Porém, Rosa da Fonseca sempre teve consciência de que seus filhos estavam lutando por um país melhor. Isso já exemplifica a vida do Batalhão. “Portanto, este é um momento de refletirmos as conquistas e dizer que o Exército agradece a todo o estado de Alagoas”, concluiu o General Artur Moura.

foto-do-coronel

O atual Comandante – Geral do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, Coronel Nilton Diniz Rodrigues, afirmou que o grande desafio da corporação, atualmente, é formar jovens com maior senso de responsabilidade.

Anualmente, cerca de 12 mil homens se alistam no estado, mas apenas 290 ingressam efetivamente no Exército.

Atualmente, a corporação conta com cerca de 800 homens em Alagoas.

699c08b0-5de6-4220-a45e-f04897f12234

A solenidade contou, também, com a presença de antigos combatentes, que estão na reserva. Em entrevista, o tenente Romany, da turma do NPOR de 1976, falou que é fundamental que a história seja reverenciada, uma vez que o Batalhão participou de momentos decisivos na história de Alagoas. “Temos a satisfação imensa de vivenciar esta unidade militar como escola de cidadania, o povo alagoano acredita no Exército Brasileiro, na formação civil que recebemos aqui” concluiu Romany.

59bimtz-fachada

59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ)

“Quem não serve para servir, não serve para viver”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos