Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O CRACK Cozinha o Cérebro. É um Caminho sem Volta.

Lutador profissional de MMA, o alagoano Erick Valentim, conhecido como Eric Hansen, de 29 anos, foi encontrado morto no final da manhã deste sábado, 24, nas proximidades do Caic do Complexo Benedito Bentes, na parte alta de Maceió. Conforme as primeiras informações da Polícia Militar, a principal linha de investigação é homicídio, já que o atleta apresentava ferimentos na cabeça e no rosto.

As primeiras informações dão conta de que o lutador foi assassinado a pauladas e golpes de garrafa em seu rosto. Família, amigos e ex-alunos de Erick estão consternados com a barbárie. Erick sempre foi guerreiro, passou muito tempo lutando contra as drogas.

Uma de suas saídas para se livrar delas estava na prática de esportes.  Infelizmente, a trágica notícia surpreendeu a todos. “A famílias e amigos aguardam pela identificação dos criminosos”, destacaram em um trecho da nota.

O assunto “crack” e dependentes químicos passou a fazer parte das rodas de conversas das pessoas, e frases semelhantes são comumente proferidas por muita gente.

crack (1)

Afinal de contas, o caminho do crack pode ter volta? Vamos entender.

 O que é o crack?

O crack está entre as drogas com maior potencial de dependência. É produzido a partir da pasta da cocaína, misturada com outras substâncias como água e bicarbonato de sódio. Por isso, os efeitos do crack e da cocaína são muito semelhantes. No entanto, nas pedras do crack há muitas outras substâncias com variados graus de impurezas que podem causar danos irreversíveis ao organismo.

 O crack vicia mais que a cocaína?

Sim. O poder de dependência do crack parece ser duas vezes maior que o da cocaína. O crack é fumado com o uso de “cachimbos” improvisados, onde as pedras são colocadas, queimadas e aspiradas. É muito quente, e por isso frequentemente os usuários têm os lábios queimados. Por ser fumado, atinge rapidamente os pulmões. Como a superfície pulmonar é ampla e intensamente vascularizada, em mais ou menos 30 segundos as pessoas já sentem o efeito da droga. A cocaína, por sua vez, é  normalmente aspirada pela mucosa respiratória, que tem uma superfície menor e é menos vascularizada. Por isso os efeitos da cocaína demoram mais para começar e duram mais tempo, em geral em torno de 20-45 minutos. Os efeitos do crack são muito mais intensos e terminam muito mais rapidamente, geralmente em torno de 5 minutos. Resultado: as pessoas querem fumar mais e mais, fazendo com que se exponham à droga com maior frequência, inalando quantidades bem maiores, que levam à dependência com mais facilidade.

 Quais os efeitos do crack no organismo?

Assim que inalado, em apenas alguns segundos o crack atinge o sistema nervoso central, causando uma intensa euforia, sensação de prazer e bem-estar. A autoestima aumenta, tem-se a impressão de superpoderes, com muita excitação e hiperatividade. O problema é que estes efeitos duram apenas uns 5 minutos. Assim que cessam, os dependentes químicos entram na “fissura” de querer mais. Depois mais e mais. Quando não conseguem a droga podem entrar em estado de “paranoia”. Daí vem o termo “nóias” que popularmente se aplica aos que dependem do crack.

efeitos-do-crack

Quais os danos que o crack causa na saúde?

O crack pode matar. Seus efeitos deletérios podem atingir vários sistemas orgânicos vitais e causar psicoses ou lesões irreversíveis no funcionamento dos órgãos. Mas o mais degradante talvez seja a decomposição humana a que o crack impele as pessoas. A abstinência da droga transforma os que dela dependem. A perda da própria dignidade, do auto respeito, da liberdade de existir, ou a deterioração e decadência da pessoa física são consequências inevitáveis e por vezes tão intensas e chocantes que nos remetem à próxima pergunta:

5.0.2

É um caminho sem volta?

Para muitos, sim. Mas, para quem efetivamente decide sair, há uma porta. O esforço para vencer a abstinência é absurdamente hercúleo, mas não é impossível. Muitos já conseguiram e estão aí para provar que é possível.

Vencer a si mesmo. Este é o desafio maior.

Recuperar-se como pessoa, resgatar os próprios valores e, mais que tudo, a própria dignidade.

É um esforço quase que sobre-humano, mas, felizmente, viável para os que têm vontade, determinação e força.

Muita força.

Mudar um problema de lugar não é resolvê-lo.

É tão somente… mudar um problema de lugar.

Então……………..procure ajuda!!!

Fica a dica.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos