Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Seminário: Dependência Química em Profissionais de Saúde – Uma Invisível Epidemia

Seminário sobre um assunto que tem sido amplamente discutido e representa um problema mundial de saúde pública: o consumo de substâncias psicoativas por profissionais da saúde.

Definindo: qualquer substância que altere o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral é considerado substância psicoativa (droga). Podemos citar algumas: a maconha, o haxixe, os estimulantes como cocaína, anfetaminas, ecstasy, crack, álcool, tabaco, benzodiazepínicos e outros tranqüilizantes.

Os sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos são substâncias psicotrópicas comumente utilizadas em hospitais e que estão muito próximas dos profissionais de saúde, por isso tornam esses profissionais vulneráveis ao envolvimento pessoal com essas substâncias.

Na medida em que o comportamento de drogadição se manifesta no profissional, barreiras emocionais surgem nas relações com os superiores e os colegas de trabalho. Com o agravamento da dependência, o profissional desenvolve tolerância, sendo necessário o consumo de doses maiores e mais freqüentes para alcançar o mesmo efeito. Nesse momento, o profissional começa a utilizar a substância no trabalho, e pode utilizar os medicamentos dos pacientes, substituindo-os por placebos.

É importante que o gestor de saúde seja capaz de detectar o profissional com dependência química, o mais cedo possível, interferindo e encaminhando-o para o processo de recuperação.

22008310_1457786344308948_6181316398773575267_n

Preocupada com esta situação a Presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas, a Professora Noélia Costa Amaral, promoverá no dia 07 de novembro de 2017 à partir das 08:30 hrs na sala de cinema do Maceió  Shopping o Seminário “ Dependência Química em Profissionais de Saúde – Uma Invisível Epidemia”

Você que é profissional de saúde não pode perder esta oportunidade para se informar sobre este importante tema.

Maiores informações:

99699 3258

99331 7650

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos