Blogs


Violência no Brasil avança nos centros urbanos

Esta postagem é de total responsabilidade do blogueiro.

Nos grandes centros urbanos do país e em todas as localidades, difunde-se a veiculação de notícias de atos violentos, reinando uma sensação de medo e insegurança.

Ela se alastrou pelas cidades, deixando um rastro de destruição de vidas e prejuízos econômicos.

Apesar de o tema ser, muitas vezes, negligenciado percebe-se que nos últimos anos as taxas de homicídio e a violência em geral têm alcançado níveis assustadores.

Além disso, o poder público não tem conseguido atender às necessidades pleiteadas pela sociedade.

bjp2

O trafico de drogas, crimes relacionados a acerto de contas e o consumo de álcool são os principais motivos que levam as cidades serem mais violentas.

É difícil identificar as causas precisas da violência, em geral são vários fatores combinados.

Mas, é possível levantar uma série de fatores relacionados à violência que podem ter influência na elevação do número de crimes.

São eles:

1) Os fatores estruturais que criam bases para a manifestação do comportamento violento. Como, por exemplo, o caso da desigualdade urbana. Embora não exista consenso de que ela cause violência, não resta dúvida de que pessoas com melhor poder aquisitivo tem melhores condições de se proteger.

1-333-789c6ededb

2) Questões culturais e circunstâncias desfavoráveis em maior densidade nas áreas pobres também podem levar a manifestação de violência.

3) O aumento do número de armas de fogo entre a população, o consumo de álcool e a inabilidade de expressar sentimentos de raiva verbalmente contribuem para a lista de fatores capazes de influenciar a violência. Pois, pessoas com dificuldade de dizer o que sentem quase sempre recorrem ao uso da violência física, o que não deixa de ser uma forma de comunicação.

homicidio3

4) O último e determinante fator para a maior incidência de atos violentos é a ausência ou ineficiência do poder público, que não garante aos moradores pobres das periferias, em particular, serviços indispensáveis na área de segurança, saúde, moradia, trabalho e acesso aos bens de consumo. Assim, determinar as causas da violência ainda é uma questão sujeita a discussão, porém não resta dúvida de que seus efeitos sobre a sociedade e a economia são devastadores.

diga nao a violencia


Veja mais


33058668_1698427233578190_1909794535727169536_n

1º Seminário sobre Dependência Química que os olhos não Veem. Participe!!!

Informação: a chave da prevenção ao uso de drogas O alto consumo de drogas pelas crianças e adolescentes tem provocado um estado de alerta na sociedade. Órgãos públicos, a ...

Feliz dia das mães: Texto Danilo Della Justina

  São seis horas da manhã e meu telefone toca, atendo e do outro lado uma mãe aflita, porque seu filho ainda não voltou para casa. Ela sabe, que seu filho por ser usuário...

IMG-20180502-WA0059

Venha participar da sessão solidária do filme “Corrente do Bem”

Pensar na sociedade como sendo um lugar que pode gerar uma transformação tão grandiosa que ultrapasse os limites espaciais da vida de uma pessoa é algo que nos parece longe dem...

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Outros posts de Bispo Filho

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>