Blogs


Violência no Brasil avança nos centros urbanos

Esta postagem é de total responsabilidade do blogueiro.

Nos grandes centros urbanos do país e em todas as localidades, difunde-se a veiculação de notícias de atos violentos, reinando uma sensação de medo e insegurança.

Ela se alastrou pelas cidades, deixando um rastro de destruição de vidas e prejuízos econômicos.

Apesar de o tema ser, muitas vezes, negligenciado percebe-se que nos últimos anos as taxas de homicídio e a violência em geral têm alcançado níveis assustadores.

Além disso, o poder público não tem conseguido atender às necessidades pleiteadas pela sociedade.

bjp2

O trafico de drogas, crimes relacionados a acerto de contas e o consumo de álcool são os principais motivos que levam as cidades serem mais violentas.

É difícil identificar as causas precisas da violência, em geral são vários fatores combinados.

Mas, é possível levantar uma série de fatores relacionados à violência que podem ter influência na elevação do número de crimes.

São eles:

1) Os fatores estruturais que criam bases para a manifestação do comportamento violento. Como, por exemplo, o caso da desigualdade urbana. Embora não exista consenso de que ela cause violência, não resta dúvida de que pessoas com melhor poder aquisitivo tem melhores condições de se proteger.

1-333-789c6ededb

2) Questões culturais e circunstâncias desfavoráveis em maior densidade nas áreas pobres também podem levar a manifestação de violência.

3) O aumento do número de armas de fogo entre a população, o consumo de álcool e a inabilidade de expressar sentimentos de raiva verbalmente contribuem para a lista de fatores capazes de influenciar a violência. Pois, pessoas com dificuldade de dizer o que sentem quase sempre recorrem ao uso da violência física, o que não deixa de ser uma forma de comunicação.

homicidio3

4) O último e determinante fator para a maior incidência de atos violentos é a ausência ou ineficiência do poder público, que não garante aos moradores pobres das periferias, em particular, serviços indispensáveis na área de segurança, saúde, moradia, trabalho e acesso aos bens de consumo. Assim, determinar as causas da violência ainda é uma questão sujeita a discussão, porém não resta dúvida de que seus efeitos sobre a sociedade e a economia são devastadores.

diga nao a violencia


Veja mais


Deputado Carimbao Junior

Lei Estadual de autoria do Deputado Carimbão Júnior, consolida o programa de reinserção social em Alagoas para dependentes químicos.

O programa Agente da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV) concluiu turma do curso de soldador. Vinte dependentes químicos receberam o certificado de ...

08865f83e0f800dcd6e14214fb08eff6

Entidades visitam o Dep Gilvan Barros Filho para assegurar que verbas do orçamento de 2018 para crianças e adolescentes não sejam remanejadas

Na tarde de hoje, 12/12, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Judiciário da infância e juventude de Maceió uniram-se a outros integrantes do Fórum OCA do Estado de...

24129992_182381729012189_2935258596566478228_n

“Boas Festas e Feliz Ano Novo” A relação do Dependente Químico com estas festas:Texto Danilo Della Justina

Uma das premissas de qualquer tratamento da dependência química, é: evite lugares, pessoas e hábitos que lembrem o uso de álcool ou drogas. E aí? Como fazer nesta época de f...

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Outros posts de Bispo Filho

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>