Blog

Tudo que Há 24 Horas

Colunista Social e Multimidia Alagoana Diretora Nordeste Abramecom(Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Presidente Nacional de Comunicação e Relacionamentos da Federação Brasileira de Colunistas Sociais,(Febracos) O primeiro site em que escrevi foi NAGANDAIA.COM, um site voltado para jovens baladeiros que se jogavam nas gandaia (baladas, shows...) Depois vieram vários, entre eles: maceioeventos, alagoasvip... www.tudoqueha.com.br maceio4ograus.com.br - Maceió revista100fronteiras.com.br - em Nova Iguaçu glorinhacohen.com.br - em São Paulo Jornal Tribuna do Sertão-Alagoas Jornal Primeira Edição-Alagoas Revista Áppice Revista Gold Revista Class Magazine Presto assessoria para várias empresas e restaurantes e alguns artistas; Aninha Monteiro instagram:aninhatudoquehaoficial Meu Email: anamonteiro@maceio40graus.com.br

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

X Conferência Municipal de Assistência Social

 

86a99067-3929-4e68-b710-8c60a5fa9ab9

 

 

62f3a726-2e89-4677-a884-3b2fc5670bd5 98a0e1f7-83df-4728-ab5c-a8815d4c6614

A prefeitura de Maragogi, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a “X Conferência Municipal de Assistência Social” durante todo o dia desta quarta-feira, 26, no auditório da Coopeagro, em Maragogi. O evento – aberto e encerrado pelo prefeito Sérgio Lira – tem por atribuição avaliar a política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema único da Assistência Social – SUAS, além de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, e eleger delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas.

A conferencista Elisberlândia Correia, superintendente de Assistência Social da Seades e membro do CEAS, abordou quatro eixos temáticos: proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioasssitenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioasssistenciais.

Elisberlândia acentuou a necessidade de se garantir os direitos do cidadão, discernindo a diferença entre um bom atendimento no serviço público e a garantia dos direitos. E questionou o papel primordial da Secretaria de Assistência, comparando a conferência de agora com a primeira, de vinte anos atrás, e observou um saldo muito positivo.

“A Conferência é um momento culminante de discussão e avaliação da política de Assistência Social, de forma democrática e deliberativa, através da participação popular”, explicou a assistente social Roseni Maria, que é diretora de Serviços e Programas da Secretaria Municipal de Assistência Social. “As conferências são realizadas de dois em dois anos.”

O secretário municipal de Assistência Social, Enildes Barbosa, exibiu, num telão, as principais realizações da Secretaria no primeiro semestre de governo, como ter apoiado institucionalmente o projeto Golfinho, do Corpo de Bombeiros –, que atende a dezenas de crianças –, e a oficina de esportes, que incentiva a prática de esportes entre crianças carentes. Enalteceu o governo municipal, “participativo e atuante”, frisou a importância de uma proximidade com o órgão congênere do estado, classificou-o de “parceiro dos municípios”.

“Estamos vivendo um momento ímpar”, discursou o secretário Enildes. “Maragogi tem uma Secretaria para garantir o direito dos menos favorecidos economicamente. Estar à frente dessa pasta é deixar a sua vida para cuidar de outras.” Sobre a doação de cestas básicas, ele emitiu a seguinte opinião: “Ela deixa de ser panfletagem política quando a usamos para adentrar a casa das pessoas e conhecer a realidade delas.”

À tarde, foram eleitos quatro representantes do município, sendo dois do governo e dois da sociedade civil, que irão participar da XI Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 26 e 27 de setembro.

Entre as apresentações culturais, o grupo da Melhor Idade causou comoção. Uma das componentes, D. Clarice Gomes do Nascimento, de 88 anos, leu, com voz firme, sem gaguejar e sem óculos de grau, um belo discurso, elaborado por ela mesma, falando de discriminação e desrespeito. “Terceira idade é a idade da sabedoria e da experiência. Por isso, merece ser vivida com respeito, carinho e atenção de todos que um dia também lá chegarão. Vida que exige família, renda, saúde, moradia digna, ocupação e diversão. Não basta fazer as leis, tem que aplicar.”

O evento contou com as presenças da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Márcia Fidelis; vice-prefeita, Isabella Laranjeiras; vereadores, alguns secretários municipais; toda equipe da Secretaria de Assistência Social de Maragogi; Renan José Luiz e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Morgana Tavares, secretária-adjunta da Secretaria de Assistência do Estado, que representou o secretário Fernando Pereira; Ten. Tisiane Bezerra da Silva, representando o Cel. Pedro Henrique do Carmo, do 6º BPM.

Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos