Alagoano leva imagens de Mundaú a exposição em Paris

exposicaoA série Mundaú, do fotógrafo Roberto Fernandes, participa a partir desta sexta (21), da Feira de Arte Contemporânea, em Paris, no Carrousel du Louvre, galeria comercial localizada no sub-solo do Museu do Louvre.  Trata-se de uma exposição em espaços reservados, com pessoas de várias partes do mundo.

As imagens da série Mundaú mostram a essência e a beleza de tudo o que vive para a lagoa e através da lagoa. O pescador, a rendeira, o sururu, os mangues, as brincadeiras de criança – tudo foi capturado pelas lentes, olhares e sentimentos de Roberto.

Apesar do viés social e documental-histórico das fotografias, ele deixa claro que, em Mundaú, a figura humana é peça importante e bem retratada, porém o ponto central do trabalho é a lagoa. “Ela é fonte de vida para muita gente. O próprio bairro do Pontal da Barra é um exemplo, é uma comunidade que se sustenta praticamente com o que ela mesma produz, através da lagoa Mundaú”, diz ele.

Imagens dessa série já percorreram alguns países em exposições coletivas este ano; em março, desembarcou na França para participar da “Art to the World”; em julho foi à vez de levar as nossas belezas naturais para Roma; e setembro Portugal. Em Alagoas, Mundaú ganhou individual na Galeria Gamma entre os meses de agosto e setembro.

Roberto Fernandes – O maceioense Roberto Fernandes cursou ciências da computação na Universidade Federal de Alagoas e Direito no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), somente aos 30 anos descobriu a fotografia como uma forma de estudo e descoberta da expressão humana e sua interação com o ambiente em que vive. Realiza um trabalho fotográfico que prioriza o documentarismo levando em consideração aspectos sociais, econômicos e antropológicos dos objetos de pesquisa. Trabalha em vários projetos fotográficos autorais, e na qualidade de fotógrafo, retrata a realidade inserida sob o contexto iconográfico das imagens.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos