Cristiano Ronaldo diz por que é diferente de LeBron e Brady e revela com até quantos anos quer seguir jogando

Manchester United Football Club

Cristiano Ronaldo completa, no início de fevereiro, 37 anos. Não espere, contudo, vê-lo desacelerar nas próximas temporadas. Em entrevista exclusiva à ESPN Brasil, o craque do Manchester United revelou meta de jogar até os 40 e contou também seus segredos para se manter em alto nível por tanto tempo.

“Geneticamente, não vou dizer 25 para não exagerar, mas me sinto como se tivesse 30 anos. Cuido bastante do meu corpo e da minha mente”, iniciou o atacante. “Foi algo que aprendi nos últimos anos: depois dos 33, o corpo vai continuar a respeitar quando você precisar dele, mas a batalha mais dura é mental.”

“Você passa por várias coisas para conseguir manter o alto nível. É o mais difícil. No que tenho focado é o mental, porque sei que o corpo vai aguentar, porque respeito muito o corpo e dou muitos mimos para ele”, brincou.

LeBron James? Tom Brady?

Entre os grandes nomes do esporte que seguem em alto nível por um longo período de tempo, Cristiano Ronaldo entraria facilmente no grupo que também tem LeBron James (37 anos) na NBA, Tom Brady (44) na NFL ou Roger Federer (40) no tênis. O português, porém, evita comparações.

“Eu acho que é um ponto muito diferente. Você mencionou bem jogadores de muita longevidade, mas em outros esportes é diferente. Não há, na minha opinião, tanta sobrecarga como no futebol. Eles têm também um período maior de recuperação. Costumam ter três meses de férias… No tênis, é mais intenso, viajam mais… Bom, não quero falar, mas já pensei nisso também”, afirmou.

“Eu gosto muito de estudar. A longevidade é algo que me fascina no que venho estudando nos últimos tempos. Mas não é o que quero falar aqui. Fico muito feliz. Por ser um jogador que tenho mostrado que a longevidade tem sido um fator crucial para eu seguir jogando e desfrutando. E seguir em um nível de atuação bom.”

Quando fala em continuar, Ronaldo tem uma meta no horizonte. O foco é no presente com o United, mas ele cogita seguir no futebol até depois dos 40. “Estou feliz, quero continuar aqui, ver no que vai dar. Se chego aos 40 anos jogando, 41, 42… Mas o mais importante é desfrutar o momento.”

E qual a receita para seguir por tanto tempo entre os melhores do mundo? O craque não esconde seus segredos. “Acho que a capacidade de um jogador de futebol é ter a inteligência de ler um jogo. A experiência nos dá isso. E tenho experiência, conheço meu corpo. Sei quando posso ir, quando não posso”, disse.

“No meu ponto de vista, a capacidade que temos de ter é a adaptação. É a palavra mais adequada ao jogador de futebol, para conseguir jogar por alguns anos. Eu consegui ter esse equilíbrio. Saber adaptar a cada idade a uma nova filosofia de jogo, do seu corpo, da sua mente…”

“Consegui, com alguma inteligência da minha parte, aprender cada vez mais, e me sinto orgulhoso por as pessoas continuarem a dizer que o Cristiano com 37, 38 continua a manter o nível que nos habituou. Isso não é para todos, isso é dedicação de muitas horas, diárias, semanais, mensais, anuais e estar aqui competindo com essa molecada de 20 anos. Por isso sinto orgulho e quero continuar”, complementou.

Arrependimentos?

Já quando olha para trás, Cristiano Ronaldo não se arrepende de nada do que fez na carreira, desde o início no Sporting, a primeira ida para o Manchester United, a transferência para o Real Madrid, a saída rumo a Juventus e agora o retorno ao futebol da Inglaterra.

“Prefiro olhar de uma maneira positiva para as coisas, que é: todas as experiências que eu vou levar quando acabar minha carreira foram bonitas, independentemente dos resultados finais. Mesmo sem ter ganho coisas grandes, e todos clubes acho que querem ganhar a Champions, mas todas as experiências, decisões que tomei, não me arrependo. A vida é assim, feita de experiências, momentos, e desfrutei de todas que tive.”

A entrevista exclusiva com Cristiano Ronaldo foi dividida em três partes. Na primeira, ele falou sobre a relação com o Brasil e respondeu sobre jogar um dia no país.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos