Cracolândia, no Centro de SP, vira bairro no Google Maps

Nesta segunda (6), após a empresa ter sido acionada pela reportagem, delimitação sumiu da plataforma. Google diz que 'a contribuição dos usuários ajuda as pessoas a basear suas decisões sobre onde ir e o que fazer num mundo em constante mudança'.

A região da Cracolândia, no Centro de São Paulo, foi delimitada como bairro na plataforma Google Maps. O g1 notou a mudança no sábado (4).

Reprodução / Google

Região da Cracolândia marcada no Google Maps

A demarcação considerou a área entre a Rua Helvétia, a Alameda Barão de Piracicaba e o Largo Coração de Jesus. Após ações do governo e a Prefeitura de São Paulo, os usuários se espalharam por diversos pontos no Centro, mas ainda se concentram nas ruas que foram marcadas pela plataforma.

A reportagem questionou a empresa sobre o motivo da delimitação e, em nota, o Google disse que “o objetivo do Google Maps é fornecer informações precisas e úteis ​​sobre lugares ao redor do mundo. Consultamos uma variedade de fontes ​​para determinar o nome de um lugar ou um recurso na plataforma. A contribuição dos usuários ajuda as pessoas a basear suas decisões sobre onde ir e o que fazer num mundo em constante mudança”.

Nesta segunda (6), após contato da reportagem, a marcação da Cracolândia como bairro sumiu da plataforma.

Quando questionada se foi retirada, a empresa informou que “quando há imprecisões, nós trabalhamos para removê-las o mais rápido possível. Além disso, trabalhamos continuamente para identificar e remover conteúdos que violam nossas políticas e incentivamos as pessoas a denunciarem esses conteúdos, para que possamos revisar e agir quando necessário.”

Cracolândia espalhada

Em 2022 a prefeitura e o governo do estado realizaram diversas ações para tentar combater o tráfico de drogas da região.

As medidas, entretanto, não impediram a venda e o consumo no local, apenas fizeram com que os usuários se espalhassem pelo Centro.

Donos de hotéis do bairro chegaram a enviar pedidos de ajuda à Secretaria do Turismo por causa dos prejuízos acumulados por conta das ações de dispersão.

No ano passado, mais de 100 hotéis registraram queda nas reservas. A área é procurada principalmente por dois tipos de turistas: os que vão para as compras em regiões como a 25 de Março e o Brás, e os que participam de eventos corporativos.

De acordo com a Associação da Indústria de Hotéis, por medo, as pessoas estão preferindo se hospedar em áreas mais distantes.

Fonte: g1

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