Não é aranha! Bicho exibido em Harry Potter existe no Brasil

DOL

Durante filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, quarto da saga, uma aula de defesa contra as artes das trevas chama atenção com um animal diferente. A revelação ocorrer quando o professor Alastor Moody, que, na verdade, é Bartolomeu Crouch Jr., seguidor de Lord Voldemort, ensina as três maldições imperdoáveis do mundo bruxo aos alunos. Durante a cena, uma espécie de aranha é “jogada” na cara de Rony Weasley, melhor amigo de Harry. Esse animal, que é bem lembrado pelos fãs da saga, e está longe de ser apenas ficção: é a aranha-chicote.

O animal, que pertence à classe dos aracnídeos, não é uma aranha, e sim um amblipígio. Ele pode ser encontrado em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil! O país possui a maior diversidade de amblipígios do mundo, com 29 espécies.

Quem são?

“Os amblipígios são de uma ordem (Amblypygi) dentro da classe dos aracnídeos. São um grupo bem pequeno com cerca de 200 espécies, divididas em cinco famílias. Eles são parentes das aranhas, escorpiões e opiliões. “São animais que têm uma distribuição cosmopolita, pois eles estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártica”. Explica o estudante de biologia da Unifesp Fernando Daros.

O que são aracnídeos?

“Os aracnídeos compõem a Classe Arachnida, que por sua vez tem várias Ordens dentro. A Ordem Araneae inclui as aranhas, a Ambylpygi, os amblipígios, Scorpiones, os escorpiões e por aí vai. Como se fossem caixinhas organizadas em caixas maiores, até uma bem pequena que vai incluir apenas a espécie daquele ser”, diz Alexandre Michelotto, biólogo especialista na classe.

Por que aranha-chicote?

O estudante explica que o nome “aranha-chicote” é por elas terem o primeiro par de pernas sensoriais semelhantes a um chicote.

“O chicote no nome é por conta de possuírem um primeiro par de pernas sensoriais que parecem chicotes de tão longas e finas. Vale lembrar que o nome chicote aqui não está ligado à agressividade, já que nesses bichos são apenas apêndices sensoriais para localização, visto que eles são praticamente cegos (em alguns casos totalmente cegos)”, diz.

Você esperava por essa? Lembre-se, todos nós temos um pouco da magia de Harry Potter!

Fonte: DOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos