Chuvas intensas com forte calor podem causar rajadas de vento em AL; Semarh emite alerta

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um alerta meteorológico para o Estado de Alagoas, prevendo a possibilidade de chuvas intensas acompanhadas por rajadas de vento, especialmente em áreas do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.

A análise do clima indica que há áreas de baixa pressão na atmosfera e movimentos no Oceano Atlântico, na direção leste. Esses fenômenos, juntamente com o calor e a umidade na costa leste do Nordeste, criam condições favoráveis para o surgimento de instabilidade ao longo da costa e em algumas partes do interior da região Nordeste do Brasil.

Riscos

O alerta destaca o risco de chuvas persistentes, capazes de gerar acumulados significativos em pontos isolados de todas as regiões do Estado. Além disso, a nebulosidade, associada ao calor intenso, aumenta a probabilidade de rajadas de vento, elevando os riscos de destelhamentos, quedas de árvores e placas mal fixadas.

Também há alerta para possíveis alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e elevação de pequenos córregos e riachos. Em áreas de encosta, há risco de deslizamentos caso as chuvas persistam.

Recomendações

À população, a Semarh recomendada que sejam adotas medidas de precaução, como evitar áreas de risco, garantir o escoamento adequado da água em seus imóveis e estar preparado para possíveis intercorrências.

O acompanhamento diário da previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios podem ser feitos através do Website da SEMARH, nos links abaixo:

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos