Bombeiros denunciam o não pagamento de horas extras

Profissionais do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL) entraram em contato com o Alagoas24Horas nesta quarta-feira, 27, para denunciar o não pagamento do serviço voluntário remunerado, que é o exercício de atividade extra distribuída nos dias de folga do militar.

Segundo a denúncia, este mês, os bombeiros estiveram a infeliz surpresa ao consultar o contracheque e se depararem com seus salários apresentando um valor menor do que o esperado. Sem avisar previamente aos trabalhadores, houve um corte nos valores a serem pagos pelos serviços extras já trabalhados.

“Tem muita gente que faz hora extra porque precisa. Há militares que não receberam pelo menos três forças-tarefa. O impacto disto é no mínimo R$600 a menos no orçamento, que é quase meio salário mínimo. Muita gente usa o dinheiro para pagar suas contas como energia, água e cartão. Sem avisar, no dia de receber, descobrimos que não será pago. A promessa é que receberemos no próximo mês. Agora vamos fazer como? As contas terão que esperar?”, questiona um bombeiro, que preferiu não se identificar.

Ainda conforme a denúncia, há dois meses, o Corpo de Bombeiros segue estourando a cota de gastos destinada a hora extra. O documento com os valores foi enviado a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), mas não foi repassada a quantia suficiente para pagar a todos os militares. Com isso, alguns bombeiros tiveram as horas extras cortadas.

Nossa redação entrou em contato com as assessorias de comunicação do Corpo de Bombeiros e da Seplag para um posicionamento sobre o caso.

Posicionamento do CBMAL

Em nota enviada ao portal na quinta-feira (28), o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) informou que “está realizando ajustes necessários nas escalas de serviço do SVR FT BM, visando garantir uma gestão financeira responsável e eficiente” e que também está realizando correções pontuais e adequação ao serviço operacional.

O CBMAL ressaltou ainda que os militares que possuem valores a receber não serão prejudicados e serão integralmente ressarcidos e informou que o serviço operacional da corporação transcorre dentro da normalidade. Confira a nota na íntegra:

Ascom CBM/AL

Nota do Corpo de Bombeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos