Paralisação de categorias de saúde ameaça colapso no atendimento de UPAs

Railton Teixeira/Alagoas 24 Horas

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e outras entidades notificaram o Instituto Nacional de Saúde (Insaude) que as categorias podem paralisar suas atividades na próxima sexta-feira (24).

A reivindicação da categoria é de que estão sem receber o complemento que compreende ao piso salarial nacional. O Sateal alega que o valor está sendo enviado pelo Governo Federal, desde o ano passado, mas que não ainda não chegou aos profissionais.

No documento, assinado pelos presidentes do Sateal e de outros sindicatos ligados à categoria, é informado que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) comunicou que o repasse para o Insaude foi realizado no último dia 16 de maio. Caso os pagamentos não sejam efetuados até amanhã (23), os profissionais de enfermagem realizarão uma paralisação de 24 horas na sexta-feira, dia 24.

O anúncio da paralisação já foi encaminhado tanto à empresa quanto aos órgãos da justiça, e seguirá o critério de manter 30% dos serviços funcionando. As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) afetadas, situadas no Tabuleiro e no Jacintinho, possuem mais de 120 enfermeiros e técnicos de enfermagem. A paralisação impactará o atendimento de milhares de alagoanos.

Os profissionais afirmam que nunca receberam o complemento do piso salarial nacional. Esse recurso começou a ser depositado na conta da Sesau em setembro de 2023, mas nunca foi repassado aos profissionais. O complemento é um fundo do Governo Federal destinado a cobrir a parte que hospitais públicos e filantrópicos não conseguem suprir para alcançar o piso salarial.

A reportagem do Alagoas 24 horas solicitou posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde sobre o assunto. As categorias ainda reclamam de atraso nas UPAs que são geridas pelo município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, no dia 16 de maio, realizou o repasse dos recursos para o complemento do piso salarial da Enfermagem ao Insaude. Estamos em contato constante com a instituição para garantir que os pagamentos sejam efetuados o mais rápido possível.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos