Banco de Leite da Santa Mônica faz apelo para a doação de leite materno

Recipientes servem para acondicionar leite materno doado
Recipientes servem para acondicionar leite materno doado

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm) faz um apelo às mulheres que estão amamentando para se tornarem doadoras de leite materno, alimento precioso para os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) da Mesm, que no momento está funcionando no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.
Os bebês da maternidade necessitam, em média, de 8 a 10 litros de leite materno ao dia. A maioria é prematuro e se alimenta do leite materno doado, que torna-se fundamental para a evolução do quadro de saúde.

Para se tornar doadora as mulheres com excesso de leite podem procurar a maternidade, localizada na av. Comendador Leão, no Poço, ou ligar para o número (82) 3315.4434.

A doadora deve estar saudável, ou seja, quem fez o pré-natal, basta apresentar os exames realizados durante o período. Quem não tem os exames, pode fazê-los na própria maternidade. Os exames realizados detectam doenças que inviabilizam a doação do leite, como é o caso da AIDS, hepatite, toxoplasmose, entre outras.

Após o primeiro contato, o BLH encaminha um profissional do setor para levar o kit de doação, orientar a doadora, auxiliar no processo de ordenha ou buscar o leite doado.

Outra forma de ajudar o Banco de Leite Humano da MESM é a doação de vidros de maionese ou café solúvel para armazenamento e pasteurização do leite. Nesse sentido, a maternidade conta com toda a população, pois devido à escassez do material decorrente do uso de sachês pelas indústrias, a maternidade vem tendo dificuldade também para conseguir o material.

Fonte: Wedja Santos/ Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos