No apagar das luzes, Hamilton tira um coelho da cartola e fica com a pole

Quando tudo se encaminhava para uma pole de Daniel Ricciardo, Hamilton e Rosberg mostram porque estão no topo da classificação e garantem a primeira fila. Massa largará em sexto.

f1teamHamilton largará na pole

Hamilton largará na pole

Espetacular. É assim que pode ser classificada a última volta de Lewis Hamilton no treino de classificação para o GP de Cingapura. Quando tudo se encaminhava para uma quebra da sequência da Mercedes, com uma pole de Daniel Ricciardo, eis que a escuderia alemã resolveu acordar. Primeiro Nico Rosberg fez uma volta mais rápida, mas não teve nem tempo para comemorar. Logo atrás, o campeão de 2008 voou e garantiu a pole position com o tempo de 1min45s681, sete milésimos mais rápido do que o seu companheiro de equipe.

A Red Bull, que já comemorava a pole de Ricciardo, acabou sendo frustrada com o ritmo da rival e teve que se contentar com a terceira colocação de Daniel. Enquanto o tetracampeão mundial, Sebastian Vettel, partirá na quarta colocação do grid. O resultado muito aquém do comemorado segundos antes, mas que dá chances de o time austríaco brigar pelo pódio amanhã, ou quem sabe pela vitória.

Sensação dos treinos livres, Fernando Alonso até ensaiou uma pole position durante as duas primeiras partes do treino classificatório. Mas quando chegou a hora da verdade, a Ferrari mostrou que ainda tem um carro inferior e o espanhol largará na modesta quinta colocação do grid.

A Williams de Felipe Massa também acabou o treino com um pouco de frustração, mas bastante motivada para a corrida. O time de Grove, que tinha um carro extremamente ruim na sexta-feira, conseguiu melhorar significativamente e o brasileiro chegou a liderar o Q3 após todos concluírem suas primeiras tentativas. No entanto, ele não melhorou o seu tempo e largará apenas na sexta colocação. Enquanto o seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, parte em oitavo.

O treino
O treino que definiu as posições de largada para o GP de Cingapura de Fórmula 1 foi realizado com pista seca, apesar da previsão apontar para a possibilidade de chuva. No entanto, a dificuldade mais uma vez ficou por conta do calor de Marina Bay. Mesmo assim, os pilotos puderam proporcionar uma disputa emocionante por posições, que só terminou depois que o cronometro zerou.

Q1
A primeira parte do treino de classificação foi bastante disputada. Apesar da expectativa de que quase todos os pilotos utilizassem os pneus mais macios logo no Q1, apenas as escuderias menores optaram por isso. Enquanto as grandes e mais competitivas equipes conseguiram garantir a classificação utilizando os pneus com faixa amarela.

Entre os eliminados já na parte inicial da classificação, nenhuma surpresa. Os carros menos competitivos até brigaram para tentar uma vaga no Q2, mas acabaram ficando fora. Como de costume, os últimos colocados foram os pilotos das escuderias pequenas do grid, Caterham e Marussia. Jules Bianchi largará na décima nona colocação, Kamui Kobayashi foi o vigésimo, Max Chilton ficou em vigésimo primeiro e o último colocado foi Marcus Ericsson.

Além deles, dois outros pilotos também ficaram de fora do Q2. Adrian Sutil, da Sauber, e Pastor Maldonado, da Lotus, voltaram a andar mal, assim como vinham fazendo durante os treinos livres, e terão que largar no pelotão de trás.

Q2
Com o grid bastante equilibrado, a segunda parte do treino classificatório acabou sendo marcada por disputas acirradas. Praticamente todos os classificados para o Q3 conseguiram um tempo na casa de 1min46s. Desta forma, a definição ficou entre décimos e milésimos.

Jenson Button e Jean-Éric Vergne até que conseguiram atingir a marca de 1min46s,mas não foi o suficiente para garantir uma vaga na fase seguinte do treino e acabaram eliminados. Assim, os dois largarão em décimo primeiro e décimo segundo, respectivamente.

Os carros da Force India, que vêm bem nas últimas corridas, não foram tão rápidos e também acabaram fora da fase final da classificação. Nico Hulkenberg e Sergio Pérez fizeram o décimo terceiro e décimo quinto tempos, respectivamente. Os outros eliminados foram Esteban Gutiérrez e Romain Grosjean, que partirão em décimo quarto e décimo sexto.

Q3
Se achávamos que já tínhamos tido muita emoção na segunda parte do treino, o Q3 tratou de aumentar ainda mais a tensão na briga por posições. Logo na primeira tentativa, Felipe Massa surpreendeu a todos e marcou o melhor tempo(1min46s007). A marca não foi superada por ninguém na “primeira rodada”. Mas ainda restavam mais de cinco minutos para o fim e seria difícil para o brasileiro se manter na primeira colocação.

E foi o que aconteceu. Na tentativa final, Daniel Ricciardo marcou o melhor tempo para delírio dos mecânicos da RBR, que já davam como certa a pole. Atrás dele ainda vinham Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Por sinal, o último havia travado a roda dianteira direita em uma das curvas e parecia estar fora da briga. Mas esqueceram que eles guiavam o carro da Mercedes. O alemão e líder do campeonato cruzou a linha de chegada e superou Ricciardo, logo atrás veio o britânico e garantiu a pole.

Vettel também cruzou a linha de chegada mais tarde, mas com um tempo bem inferior aos rivais, tendo que se contentar com a quarta colocação do grid. Atrás dele ficou Fernando Alonso. Massa, que parecia brigar pela pole, partirá apenas em sexto. Seguido por Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Daniil Kvyat.

Fonte: f1team

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