Xucurus Kariris vão à assembleia buscar apoio de deputados

Izabelle Targino/ AL24hOs índios pedem apoio dos deputados estaduais

Os índios pedem apoio dos deputados estaduais

Os índios da tribo Xucuru Kariri de Palmeira dos Índios se reuniram, na tarde desta terça-feira, 04, com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Fernando Toledo (PSDB) e outros cinco parlamentares. A intenção é pedir apoio da Casa de Tavares Bastos para solucionar os problemas de funcionamento da Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Celestino, que está há quase dois anos com as atividades suspensas.

Após ocupar ontem (03) a sede da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (SEE), localizada no bairro do Farol, os índios decidiram seguir nesta terça (04) para ALE e pedir ajuda aos deputados estaduais. Eles conversam a portas fechadas com os deputados Dudu Holanda (PSD), Judson Cabral (PT), Ronaldo Medeiros (PT), João Henrique Caldas (Solidariedade), Jeferson Morais (DEM) e o presidente da casa, Fernando Toledo (PSDB).

Antes do encontro com os parlamentares, o pajé Celso Celestino informou à imprensa que a unidade escolar foi fechada para reforma em 2012 e até o momento os reparos não foram finalizados. Com isso, os alunos estudam em uma escola provisória montada pela própria comunidade, em um galpão de taipa e lona. Os índios informaram ainda que a escola não possui funcionários suficientes.

Já o cacique Antônio Ricardo, chamou atenção para outra realidade preocupante: índios estariam trocando o campo pela cidade, por isso, teriam procurado o Legislativo para pedir fiscalização junto ao Executivo, no que diz respeito à execução de políticas públicas para os povos indígenas de Alagoas.

Reunião Marcada

Em resposta às reivindicações, o presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), que mediou o encontro, assegurou que a Assembleia fará o possível para atender às demandas da tribo e garantiu que os parlamentares se farão presentes a uma reunião marcada para esta quarta-feira (05), às 10h, na sede da SEE, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol.

Na ocasião, se farão presentes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), secretarias da Educação e da Mulher, e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos