Minilaparoscopia: um grande avanço na cirurgia endoscópica

Ascom Santa CasaCirurgião Antonio de Pádua realizou na Santa Casa de Maceió a técnica cirúrgica conhecida como minilaparoscopia, cujos orifícios deixam cicatrizes discretas

Cirurgião Antonio de Pádua realizou na Santa Casa de Maceió a técnica cirúrgica conhecida como minilaparoscopia, cujos orifícios deixam cicatrizes discretas

Quando foi lançada, a laparoscopia foi considerada uma verdadeira revolução tanto por médicos como por pacientes. Esta técnica substituiu as grandes incisões cirúrgicas por pequenos orifícios, que medem entre 5mm e 10mm. Por esses orifícios entram os instrumentais utilizados pelo cirurgião e uma ótica, minicâmera que permite a visualização interna do procedimento.

Esta semana, a Santa Casa de Maceió deu início à segunda revolução alcançada pela Medicina nesta área. O cirurgião Antonio de Pádua realizou no centro cirúrgico da instituição a técnica conhecida como minilaparoscopia, que utiliza orifícios ainda menores, medindo cerca de 2,6 mm de diâmetro.

Diversos benefícios
A vantagem do novo procedimento é a redução no período de internação. “Se na cirurgia convencional o paciente esperava, em média, 7 dias para ter alta, na laparoscopia esse prazo caiu para algo entre 24h e 48h. Na minilaparoscopia, o tempo reduziu mais ainda, ficando entre 12h e 24h”, explicou Antonio de Pádua, minutos antes de realizar o procedimento. A paciente de 30 anos, que sofria de problemas na vesícula, teve alta no dia seguinte graças a nova técnica.

Outro benefício reflete diretamente na autoestima do paciente. Um orifício de 2,6mm não deixa vestígios perceptíveis na pele, dispensando a necessidade de cirurgia plástica. “Habitualmente em sete a nove dias a pele está com boa cicatrização, não sendo necessárias suturas – os pontos com fios”, disse Antonio de Pádua.

Para a equipe assistencial, o procedimento tem sua importância também ao reduzir o risco de complicações no pós-operatório, o que pode ampliar o tempo de internação hospitalar.

Do ponto de vista administrativo, a técnica traz vantagens para o hospital e às operadoras de planos de saúde ao reduzir custos com hotelaria e medicamentos. De igual forma, resulta também no aumento da rotatividade de leitos, permitindo que mais pacientes possam utilizar os serviços da unidade hospitalar.

Aplicações
A minilaparoscopia é uma técnica cirúrgica que existe há vários anos e ficou restrita a poucos centros durante anos devido ao alto custo do equipamento. Conhecida também como "cirurgia com agulhas" pelas características de seus instrumentos, a minilaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que combina excelentes resultados estéticos com baixo risco cirúrgico.

O procedimento mais comum da minilaparoscopia é a colecistectomia, na área de cirurgia digestiva, que consiste na retirada da vesícula para tratamento de calculo vesicular. A técnica é usada também em outras cirurgias, como biópsias, hérnia inguinal e retirada do apêndice. A minilaparoscopia tem grande aplicabilidade também nas áreas de ginecologia e cirurgia pediátrica.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos