Festival de Bumba Meu Boi termina neste sábado

Secom MaceióSecom Maceió

A 22ª edição do Festival de Bumba Meu Boi será encerrada neste sábado (12). O evento, que é uma realização da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, teve início na noite de sexta-feira (11), com uma grande festa na Multieventos.

Neste ano, se apresentam oito Bois do Grupo B e o vencedor nessa categoria deixará o grupo de acesso e passará a integrar o Grupo A no festival de 2015. Desfilam pelo Grupo B os Bois Vingador, Axé, Bumbá Alagoano, Águia de Ouro, Amizade, Olodum, Faraó e Minotauro.

Esta edição foi uma celebração em memória do mestre declarado Patrimônio Vivo de Alagoas, Everaldo Lins, mais conhecido como Mestre Vevel, falecido em março. ”É um orgulho estarmos participando da realização desse Festival junto com a Liga, que protagoniza todo o conteúdo visto nesse dois dias. Um trabalho que começa com a comunidade e vem para a rua, inserindo crianças e jovens no trabalho que vai da confecção do boi à cenografia, figurino e o próprio gingado. Assim eles ficam longe das drogas e de outros problemas sociais”, disse o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira.

Neste sábado (12) será o dia em que os bois do Grupo A mostrarão seu brilho na arena. É nessa noite que o grande campeão do 22º Festival será escolhido e um dos Bois rebaixado para o grupo de acesso conhecido. Pelo Grupo A se apresentam os Bois Cão de Raça, Trovão, Safari, Águia, Anaconda, Dragão, Cobra Negra e Tigre.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, o festival valoriza a cultura alagoana ” O Bumba Meu Boi tem uma força muito grande, em vários bairros de Maceió e a prefeitura segue apoiando esse tipo de inciativa que é muito importante, pois é nossa cultura, nossa raiz. É muito importante que o maceioense e o visitante venham conhecer essa expressão cultural. Quem vem para a arena montada na Multieventos, fica impressionado com a quantidade de gente que lota as arquibancadas”, destacou o prefeito.

Para o presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, Joel Ferreira, a presença da prefeitura no evento que será encerrado hoje, foi fundamental. “Há 21 anos vínhamos mantendo nosso Festival, mas as edições não foram tão abençoadas como a 22ª, que tem uma estrutura maravilhosa montada pela prefeitura. Só temos a agradecer ao prefeito Rui Palmeira por investir na cultura. No ano passado ele prometeu esse investimento e esse ano cumpriu”, destacou Ferreira.

A classificação dos Bois será definida a partir da avaliação das apresentações por uma comissão julgadora instituída pela Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi. Os membros da comissão avaliarão os quesitos: Evolução do Vaqueiro, Evolução do Boi, Bateria, Conjunto, Beleza do Boi, Fantasia e Entoada. O resultado será divulgado na semana seguinte ao festival.

“Essa edição nos enche de orgulho, mas ainda precisa do apoio do empresariado para valorizar a cultura local. Não há mais dúvida que a prefeitura está promovendo uma guinada nessa área e por isso passamos um recado para o setor privado de que venha junto, pois são coisas nossas, o Bumba Meu Boi é capital cultural da nossa terra”, finalizou Vinícius Palmeira.

Homenagem

Além dos grupos que se apresentam na mostra competitiva, os Bois Gavião, Imperador, Rastafari e Fênix entrarão em cena para homenagear o Mestre Vevel. O mestre reverenciado pelos brincantes de bumba meu boi era coordenador e entoador do Boi Paraná. Mestre Vevel era referência para as antigas e novas gerações de brincantes do Boi. Ele orientava e assessorava outros grupos, quanto às composições musicais, rítmicas e figurinos.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca a importância do Festival para a cultura do bumba meu boi em Maceió. Ele lembra que é nesse evento que os grupos apresentam à sociedade em geral o resultado de meses de trabalho e muita dedicação.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos