Almagis mantém posicionamento contrário à extinção dos cargos de juízes auxiliares

Juiz da Vara de Trânsito, João Dirceu de Moraes
Juiz da Vara de Trânsito, João Dirceu de Moraes

Previsto para ser votado nesta semana na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), o projeto de extinção dos cargos de juízes com atribuição de auxiliar continua sendo acompanhado pela Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), que mantém o posicionamento contrário à proposta.

A entidade de classe destaca a importância dos cargos de juízes auxiliares para melhoria da prestação jurisdicional e, por isso, mantém uma posição contrária ao projeto levado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

De acordo com a Associação, os cargos já existem na Justiça Federal e em diversos tribunais do país. A Almagis ressalta ainda que e o Código de Organização Judiciária de Alagoas – COJEAL dedicou Capítulo próprio para disciplinar o cargo, explicando que o mesmo tem jurisdição nas unidades de 2ª e 3ª entrâncias.

“Esse cargo é extremamente relevante na organização do Poder Judiciário, pois é comum o afastamento de juízes para ocupar funções administrativas no Tribunal de Justiça, e o juiz com atribuição de auxiliar atua, justamente, nessa ausência”, frisou o vice-presidente Administrativo da entidade de classe, juiz João Dirceu Soares Moraes, complementando: ”ele pode atuar tanto em conjunto com o juiz de uma unidade jurisdicional ou como substituto em caso de vacância temporária ou afastamento do titular”.

João Dirceu salienta que a Associação irá acompanhar a sessão da Casa Legislativa que decidirá sobre o assunto.

Fonte: Almagis

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos