Arapiraca: Binário Central mudará tráfego em Avenidas

A Prefeitura de Arapiraca e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão implantar, no mês de julho, o Binário Central que mudará o sentido do tráfego da Avenida Rio Branco e da Rua Fernandes Lima, no Centro de Arapiraca.

O binário é composto de vias paralelas com sentidos de circulação inversos e que se correspondem através de vias coletoras. A Avenida Rio Branco terá sentido único de circulação da Praça Marques da Silva ao Largo Amphilophilo. Já a Rua Fernandes Lima terá sentido único de circulação do Largo Amphilophilo até a Rua Do Comércio, na Praça Manoel André.

Com a inversão do tráfego na região central, a SMTT, por meio dos departamentos de Trânsito (DT) e de Engenharia de Tráfego (DETRA), pretende melhorar a fluidez, o disciplinamento e a segurança do trânsito para condutores e pedestres. O projeto foi simulado em agosto do ano passado e aprovado pela população arapiraquense.

As equipes estão trabalhando nos ajustes finais do projeto, que está recebendo a sinalização vertical, com colocação de placas de regulamentação, tachões e semáforos com sinalizadores de pedestres, entre outros dispositivos de sinalização de trânsito.

A sinalização horizontal, com pintura de faixas contínuas e de pedestres, além de bolsões para motos (área delimitada na via à frente de veículos) e estacionamentos exclusivos para idosos e deficientes físicos.

Com o Binário Central serão instalados semáforos com sinalizadores de pedestres nos cruzamentos da Rua Estudante José de Oliveira Leite com a Avenida Rio Branco e na linha férrea, no trecho da Avenida Rio Branco com bairro Cacimbas.

E a sincronização semafórica entre os sinais nos cruzamentos das duas vias. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DETRA) vai utilizar o método “Onda Verde”, mecanismo que vai favorecer tempos de ‘verde efetivo’ em todos os semáforos, garantindo fluidez no trânsito na Avenida Rio Branco e na Rua Fernandes Lima.
As mudanças também vão beneficiar a conexão entre o Centro e bairros adjacentes, além de facilitar o acesso da população ao Mercado Público Municipal e ao Hospital Regional de Arapiraca.
Outro benefício será a melhoria na operação de carga e descarga na Rua do Sol, que faz parte do plano de gerenciamento da utilização do espaço público, uma vez que os veículos na Rua Domingos Correia poderão entrar à esquerda na Avenida Rio Branco.
Assim como a disponibilização de estacionamentos nas duas vias com áreas próprias para motos e automóveis, melhorando a distribuição de veículos na região central.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos