Sabores da Copa: sequilhos de goma dividem a mesa com frutos do mar

Edineide/ ReproduçãoSequilhos de goma de Maragogi

Sequilhos de goma de Maragogi

O Litoral Norte de Alagoas abriga a famosa Costa dos Corais, faixa que exibe a segunda maior barreira de corais do mundo. A série de reportagens da Agência Alagoas agora passeia por seus 130 km, onde o verde dos coqueiros se junta ao azul do mar, proporcionando um visual incrível para aqueles que visitam a região. No que se refere à gastronomia, a Costa dos Corais possui particularidades bem características, principalmente nos municípios de Japaratinga e Maragogi, onde são encontrados os famosos bolinhos de goma ou sequilhos, que é como essa iguaria é mais conhecida em todo o Brasil.

Nessas cidades, são vários os pequenos produtores que usam as receitas com goma para gerar a própria renda. Quem atravessa os municípios da região se depara com vendedores dos deliciosos sequilhos até mesmo nas margens da rodovia.

A tradicional receita do bolo de goma é sucesso. É difícil encontrar um turista que não fique ao menos curioso para provar a delícia. Feito à base de polvilho, coco, açúcar, gemas e manteiga, a "broa", como também é conhecido, se assemelha a um biscoitinho, normalmente na forma de concha, elemento que faz alusão ao litoral da região.

Quando cru, tem aparência de uma massa pastosa. Para o preparo, é preciso ralar o coco, prensar e misturar em uma bacia com açúcar, sal, margarina, gema de ovo e goma da tapioca.

Culinária diversificada

Apesar dos sequilhos serem fortes representantes, quando falamos dos municípios que compõem a Costa dos Corais outros produtos da culinária alagoana também merecem destaque. Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Porto Calvo, por serem cidades margeadas pelo mar e donas de cenários exuberantes, também têm como fortes exemplares gastronômicos os frutos do mar.

Pratos como a moqueca de peixe, camarão ao alho e óleo, lagosta temperada com azeite, siri na água e sal, maçunim ao leite de coco, lagosta cozida, lula e polvo acompanhado de vinagrete fazem parte dos cardápios dos restaurantes de grande porte ou dos singelos e típicos bares do litoral norte alagoano.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos