Ponte Preta tropeça, mas mantém a Portuguesa no purgatório da Série B

Gazeta PressPonte Preta e Portuguesa empataram sem gols

Ponte Preta e Portuguesa empataram sem gols

No confronto do sétimo contra o 19º – antes do retorno após a Copa -, teoricamente o primeiro levaria vantagem. Entretanto, na noite desta terça-feira, o clube melhor colocado tropeçou. Mesmo contando com o apoio do torcedor no Estádio Moisés Lucarelli, a Ponte Preta ficou apenas no empate sem gols com a Portuguesa, que segue no purgatório da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B.Enquanto a Ponte perdeu uma ótima oportunidade de entrar na briga pelas quatro vagas do acesso à elite do futebol nacional, a Portuguesa se mantém na região mais indesejada da tabela. Com a igualdade em Campinas, o clube do Canindé chegou aos 10 pontos, número que deixa o time comandado por Marcelo Veiga no 18º posto ao fim desta reestreia após a disputa da Copa do Mundo.

Por outro lado, o tropeço impede a Ponte Preta de já entrar no G-4 nesta rodada de competição. O clube comandado por Dado Cavalcanti agora soma 17 pontos, um a menos do que o Luverdense, quarto colocado e que entra em campo ainda nesta terça-feira – encara, às 21h50 (de Brasília), o ABC, em Lucas do Rio Verde.

A distância entre os dois times na tabela de classificação não ‘entrou em campo’ no duelo desta terça-feira. Embora tenha controlado o ritmo da partida e permanecido com a posse de bola durante a maior parte, a Ponte Preta sofreu com os contra-golpes da Portuguesa. Os dois times, todavia, pecavam no chamado ‘passe final’ e, em raros momentos, nas finalizações.

Depois de retornar à Série B com tropeço, a Ponte Preta terá a chance de embalar já nesta sexta-feira, quando, a partir das 21h50 (de Brasília), a equipe campineira encara o Avaí, em Santa Catarina. A Portuguesa, em contrapartida, joga às 19h30, no mesmo dia, contra o Paraná, no Canindé.

O jogo

Para agradar sua torcida, que estava com saudade do Campeonato Brasileiro Série B, a Ponte Preta tentou dominar o jogo desde o início nesta terça-feira. Desta forma, mesmo se o jogo não apresentava um bom nível técnico, o time campineiro figurou no campo de ataque na maior parte do tempo e deu trabalho ao goleiro da Portuguesa.

Com dificuldades para construir jogadas, a equipe da casa apostou nos chutes de longa distância. Aos 20 minutos, Cafu arrancou pela esquerda, cortou para o meio, soltou a bomba de direita e obrigou boa defesa de Rafael Santos. No lance seguinte, o goleiro lusitano teve trabalho para segurar o chute de Edno, ex-jogador da Portuguesa e um dos melhores em campo nesta terça.

Se a Ponte tinha um leve domínio do jogo e não conseguia dominar, a equipe visitante não usava isso para crescer no jogo, preferindo se retrair no campo de defesa. Quando tinha espaço, a Portuguesa apostava na velocidade de sua linha ofensiva, mas também criava pouco. Para movimentar o marcador, os dois times precisariam jogar mais na etapa complementar.

Já na volta do intervalo, logo aos dois minutos de jogo, Alexandro bateu cruzado para a área e Rafael Santos, que já vinha bem no primeiro tempo, voltou a mostrar segurança. Já aos seis, em chute de Daniel Borges de fora da área, o estreante arqueiro da Portuguesa voltou a trabalhar bem. Os lances serviram para animar o time da casa, que passava a figurar ainda mais no ataque.

Sem criatividade para armar jogadas, a Ponte Preta seguiu forçando os chutes de longa distância, mas não teve sucesso. A Portuguesa não mudou a sua postura, seguiu no campo de defesa esperando algum momento para surpreender. Os dois treinadores modificaram suas equipes, mas isso não surtiu efeito. O lusitano Jussandro ainda foi expulso, porém o placar não foi alterado no Moisés Lucarelli.

FICHA TÉCNICA:
PONTE PRETA 0 X 0 PORTUGUESA

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 15 de julho de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos de SP)
Cartões amarelos: Bryan, Tiago Alves, Alef (Ponte Preta), Jussandro, Gustavo Tabalipa e Maycon (Portuguesa)
Cartão Vermelho: Jussandro (Portuguesa)

PONTE PRETA: Roberto, Daniel Borges, Tiavo Alves, Luan e Bryan; Juninho, Elton e Alef (Léo Cittadini); Cafu, Edno e Alexandro (Miguel)
Técnico:Dado Cavalcanti

PORTUGUESA: Rafael Santos, Arnaldo, Brinner, Luciano Castan e Jussandro; Rudnei (Diego Silva), Maycon, Allan Dias e Gabriel Xavier; Serginho (Marcelinho) e Weverton (Gustavo Tabalipa)
Técnico: Marcelo Veiga

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos