Quilombolas de Sabalangá iniciam oficinas de fotografia

AscomQuilombolas de Sabalangá iniciam oficinas de fotografia

Quilombolas de Sabalangá iniciam oficinas de fotografia

Adolescentes da comunidade quilombola de Sabalangá, situada no município de Viçosa, iniciaram, neste final de semana 30 e 31 de agosto, a primeira etapa das oficinas de fotografia do projeto Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas. As atividades estão concentradas na Escola de Música e Arte Antônio de Barros Araújo (Maestro Dom Ratão) na área central do povoado.

O grupo, composto por 21 adolescentes, aprendeu noções de ângulo, enquadramento, foco, planos, abertura e velocidade. Na sequência o grupo foi a campo registrar os aspectos sociais e culturais da comunidade, existente desde 1831. O nome Sabalangá é de origem Bantu e significa “lugar do chefe”. Além dos descendentes quilombolas, a região também foi povoada pelos indígenas caetés.

A professora Adriana Lira, que faz parte da comunidade e acompanha as atividades do projeto, diz que a expectativa é que os participantes possam assimilar a proposta e criar interesse pela fotografia. “Espero que os adolescentes produzam fotos bonitas da comunidade para apresentar o que temos de bom, e ao mesmo tempo despertem para, quem sabe, a profissionalização na área”.

O participante João Vitor Santos, de 12 anos, gostou de aprender a fotografar e já está dominando o equipamento. “Fotografei o Rio Paraíba, que é importante para a gente. Quero fotografar ainda a igreja, as paisagens e as pessoas da minha comunidade”.

Os adolescentes ainda terão mais um final de semana de oficinas, nos dias 6 e 7 de setembro e dessa vez vão fotografar a área central de Viçosa, já que o povoado é dentro da área urbana da cidade. E no dia 15 de setembro as imagens captadas pelo grupo vão compor uma exposição que será montada na cidade de Viçosa.

Vencedor do prêmio Artes Negras da Fundação Nacional de Arte (Funarte), do Ministério da Cultura, nesta edição o Autorretrato Nordeste já realizou atividades na comunidade Bom Despacho, em Passo do Camaragibe; Palmeira dos Negros, em Igreja Nova e Cajá dos Negros, em Batalha.

Sem finalidade comercial, todas as atividades do projeto Autorretrato Nordeste, realizadas pela Atitude Gestão de Ideias, acontecem de forma gratuita. Para saber mais sobre o Autorretrato Nordeste acesse a página www.retratonordeste.com.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos