FMAC firma parceria com Uneal

Secom/MaceióFMAC firma parceria com Uneal

FMAC firma parceria com Uneal

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) firmou parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para realização da segunda edição do projeto ‘Xangô Rezado Alto’. O apoio foi anunciado durante reunião dos representantes das instituições com lideranças religiosas de comunidades tradicionais de matriz africana. O encontro aconteceu no auditório da FMAC, na manhã de ontem (09).

Durante a reunião, o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, apresentou o novo diretor geral do projeto, Julien Costa, às lideranças religiosas e destacou que a parceria com a Fundação agrega valor ao evento. “Contamos com a Fundação para nos ajudar com a estrutura e a produção”, enfatiza Jairo da Costa.

O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, ressalta que apoiar as manifestações culturais do maceioense é missão da Fundação e aponta as comunidades de terreiro como importantes representantes da cultura local: “A celebração à memória do ‘Quebra de Xangô’ é muito mais que uma manifestação religiosa, é o resgate de uma cultura que foi reprimida e agora resgata sua auto-estima”, avalia.
O encontro com as lideranças serviu ainda para discutir ações para a realização do cortejo que acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro como parte da celebração à memória do ‘Quebra’. O evento marcará as homenagens aos 101 anos do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’ – quando, em 1912, casas de cultos afrorreligiosos de Maceió foram destruídas.
O projeto Xangô Rezado Alto, da Uneal, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e conta com recursos do Fundo Nacional de Cultura.

Fonte: Ascom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos