‘Não é momento de reajuste de tarifa de ônibus’, defende Rui

Marco Antonio/Secom MaceióMarco Antonio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) descartou qualquer reajuste de tarifa do transporte coletivo urbano neste momento. Palmeira, que vistoria na manhã desta quarta-feira (3), as obras de revitalização da Praça da Guarda, no Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago, disse que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem conversando com a associação dos Transpores (Transpal), mas ele (Palmeira) entende que este não é o momento para um possível reajuste de tarifa.

No final de março, o juiz Alexandre Lenine de Jesus Pereira, titular da 19ª Vara Cível da Fazenda Estadual indeferiu o pedido de reajuste da tarifa de ônibus feito pela Transpal. A associação pleiteava o aumento dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,85. O magistrado exigiu um estudo mais detalhado da planilha de custos, uma vez que a associação dos transportadores alega prejuízo.

Ainda durante a vistoria, o prefeito Rui Palmeira fez uma análise do trânsito na cidade e disse que o crescimento do transporte clandestino cresceu em decorrência da ineficiência do transporte coletivo urbano da capital. “Se as empresas de ônibus oferecerem transporte de qualidade e eficiente, a população irá preferir o transporte de massa”, avaliou Rui Palmeira.

O chefe do Executivo também analisou a orientação do Ministério Público Estadual, que exigiu a construção de mais ciclovias na capital alagoana. “Todos os secretários foram orientados a iniciar os estudos para implantação de ciclovias em todas as vias. Claro que há muita defasagem, mas onde for possível estaremos implementando”, defendeu.

O transporte urbano da capital também repercutiu na Câmara de Vereadores de Maceió. Em mais um posicionamento polêmico, alguns vereadores defenderam o transporte clandestino na capital. De acordo com Silvânio Barbosa, acabar com o transporte clandestino vai piorar a situação. "Não existe transporte suficiente para atender toda a população."

A opinião de Barbosa foi compartilhada pelo vereador João Luiz (DEM). Segundo ele, até os empresários associados à Transpal fazem transporte clandestino, uma vez que não participaram de licitação. Outro edil a se manifestar sobre o tema foi o médico Cléber Costa (PT); O vereador defendeu a regularização dos transportadores clandestinos e sugeriu uma audiência pública para debater o trânsito em Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos