Projetos de saúde mental de AL são apresentados em Brasília

AssessoriaGerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo

Gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo

As experiências de Alagoas na área de saúde mental serão destaque em Brasília, durante o Congresso Internacional sobre Drogas 2013: Lei, Saúde e Sociedade. No evento, que começa na sexta-feira (3) e segue até o domingo (5) no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, serão apresentados os projetos da Rede de Assistência e do Infocaps.

O primeiro dos trabalhos trata da ativação e ampliação da rede voltada aos usuários de álcool e outras drogas na cidade de Maceió. A proposta, incluída no programa Cack, É Possível Vencer, prevê um plano para atendimento aos pacientes e é coordenada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Paz (Sepaz) e pelo município.

“Montamos um grupo de trabalho com o objetivo de implementar essa rede para os usuários recorrentes. Uma das ações que já deve entrar em vigor é o Caps [Centro de Atenção Psicossocial] III, que vai funcionar 24 horas, mas outras também estão previstas, como a implantação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família”, explica o gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo.

Ele destaca que, além desse, também será apresentado em Brasília o projeto do InfoCaps, que vem promovendo a reintegração dos usuários dos centros. Focado na inclusão digital, o curso tem duração de três meses e aborda diversos tópicos, como domínio de teclado e mouse, sistema operacional, internet, editor de texto, digitação, planilha eletrônica e Power Point,

Ao todo, são 80 horas-aula, que pretendem também gerar renda e resgatar a cidadania. “Queremos reabilitar para a convivência com a sociedade e para o trabalho. Nossa prioridade é não só a evolução clínica, mas o desenvolvimento psicossocial, possibilitando uma maior autonomia e uma melhor qualidade de vida”, acrescenta o gerente.

O projeto já passou por sete Regiões de Saúde de Alagoas, englobando três municípios de cada e com dez vagas por Caps. A partir dos próximos meses, será iniciada a segunda etapa da iniciativa, com uma capacitação avançada para os pacientes de Lagoa da Canoa e Feira Grande, possibilitada por meio de uma parceria com as prefeituras das cidades.

Berto ressalta a importância de expor as iniciativas desenvolvidas no Estado. “É bom podermos mostrar o que Alagoas vem fazendo na área de saúde mental e na formatação da rede. Esses dois projetos trabalham com a inclusão e a reabilitação dos usuários. Vamos mostrar para o restante do Brasil o que Alagoas está vivenciando na área”, acrescenta.

Congresso

O Congresso Internacional sobre Drogas 2013 vai fomentar o intercâmbio entre a sociedade e representantes nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao tema. Especialistas do Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos vão discutir sobre segurança pública, política, educação, cultura, medicina e saúde pública.

O evento visa também consolidar, documentar e fornecer ao governo, aos profissionais e aos estudantes subsídios técnico-científicos capazes de alicerçar o debate e indicar caminhos concretos e alternativos que minimizem as consequências negativas das drogas na sociedade. Serão realizadas conferências científicas e mesas redondas.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos