Rui Palmeira debate políticas públicas com movimento negro

Yvette Moura/Secom MaceióRui Palmeira debate políticas públicas com movimento negro

Rui Palmeira debate políticas públicas com movimento negro

“Precisamos replicar as boas ideias na formatação das políticas públicas voltadas ao movimento negro”. Essa foi a proposta defendida pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, durante reunião com entidades que representam o movimento negro na tarde desta segunda-feira, dia 13, data marcada pela abolição da escravatura.

Estiveram representados na reunião o Instituto Raízes da África, Instituto Negro de Alagoas, religiões de matrizes africanas, Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-brasileiras em Alagoas, Conselho da Condição Feminina de Maceió, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, Ong Anajô e música negra. Cerca de 30 entidades integram o movimento que busca assegurar os direitos da população negra maceioense de exercer sua cidadania. O documento-referência foi elaborado em setembro do ano passado e será debatido com o poder público.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, dada a transversalidade das ações, que envolve várias secretarias, a política de igualdade racial, inexistente ate o momento em Maceió, terá que partir do zero. O prefeito sugeriu que os representantes dos movimentos apresentem ideias e políticas bem-sucedidas em outros municípios para que sejam replicadas na capital alagoana.

Políticas afirmativas

O prefeito voltou a defender a implementação de políticas afirmativas voltadas para os negros e outras minorias. Dentro desta filosofia, Rui Palmeira informou que a reforma administrativa que está em andamento deverá beneficiar justamente essas políticas.

Rui Palmeira recebeu o documento-referência e anunciou que irá encaminhá-lo ao secretário de Governo para analisar cada proposta e avaliar sua viabilidade. O prefeito também analisa, junto aos movimentos, a realização de um seminário para debater a formatação de um conjunto de propostas que visem promover à igualdade racial.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos