Marechal Deodoro: porta de igreja secular incendeia e intriga fiéis

Marechal Notícias/CortesiaPorta de igreja secular incendeia

Porta de igreja secular incendeia

A comunidade católica de Marechal Deodoro, berço do proclamador da república, ainda está intrigada com o princípio de incêndio da porta principal da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro Histórico do município.

Neste sábado, 13, funcionários do hospital, localizado próximo à igreja, viram quando o fogo começou e pediram ajuda de populares e membros de grupos jovens, para debelar as chamas antes que se espalhassem por toda a igreja.

Mesmo sob forte chuva, o fogo consumiu parte da porta, de aproximadamente 10 cm de espessura. Até o momento não foi possível detectar onde o fogo começou. Populares comentaram que um calor intenso estava saindo das paredes da igreja, cuja obra foi concluída em 1860. O mais intrigante é que as paredes próximas à porta não possuem instalações elétricas e não há como explicar a onda de calor no local.

Populares chegaram até a cogitar “fenômeno sobrenatural”. Somente após investigação minuciosa será possível saber as causas do incêndio.

Centro Histórico

O Centro histórico de Marechal Deodoro começou a ser construído em 1660. Nele conservam-se resquícios da colonização portuguesa no Estado de Alagoas. São prédios de arquitetura religiosa, do estilo barroco, que dão valor cultural inestimável às ruas do município. Como é o caso da Igreja Nossa Senhora do Amparo.

A igreja foi construída para os chamados ‘homens pardos’. O monumento teve sua pedra fundamental lançada em 1757. Em 1819 recebeu a imagem grande que fica no altar, quatro do crucificado e mais uma da caixinha. Em 1860 sua obra foi dada como concluída e no ano de 1683 a irmandade de Nossa Senhora do Amparo foi instituída.
A igreja ainda não foi restaurada, mas faz parte do conjunto de prédios tombados pelo patrimônio histórico nacional desde 2006.

Fonte: Com Marechal Notícias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos