Conferências Regionais discutem política de resíduos sólidos

As Conferências Regionais preparatórias para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente continuam a partir de amanhã (30). A Regional da Bacia Leiteira é a terceira e será realizada em Santana do Ipanema. Entre os objetivos estão promover o debate e a implementação das políticas estadual e nacional de resíduos sólidos, além de eleger os delegados que deverão representar os municípios na Estadual.

A Conferência Regional de amanhã deverá reunir representantes de 19 municípios. Na seqüência segue o calendário das outras quatro que faltam ser realizadas. Dia 01 de agosto será a vez da Regional Agreste, em Arapiraca, com 21 municípios. No dia 02 haverá a Regional Sul, em Coruripe e com representantes de 14 municípios. A Regional Norte, será realizada dia 06, em Porto Calvo e com mais 15 municípios. Para finalizar a Regional Metropolitana acontecerá em Maceió, dia 08, e com representantes de 10 municípios.

As outras duas regionais, Sertão e Zona da Mata, já foram realizadas, respectivamente dias 20 e 25 de julho, nos municípios de Inhapi e União dos Palmares.

Durante cada uma das Regionais são escolhidos 40 delegados, entre representantes da Iniciativa privada, poder público e sociedade civil – que engloba movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Eles serão responsáveis por apresentar 20 propostas que serão consolidadas durante a Conferência Estadual que será realizada dias 23 e 24 de agosto, em Maceió, quando serão definidos os delegados para a Conferência Nacional.

O Comitê Organizador Estadual (COE) é formado por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Instituto do Meio Ambiente (IMA); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Secretarias Estaduais de Educação e Esportes (SEE) e da Saúde (SESAU); entre outros órgãos públicos, privados e da sociedade civil organizada.

Todavia, cada Conferência Regional possui uma Comissão Organizadora, formada por representantes dos governos municipais e estadual, dos movimentos sociais, dos trabalhadores e do setor empresarial patronal. Elas deverão seguir os procedimentos e metodologia de referência estabelecidos pela COE.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos